Mensagem biblica para os jovens


Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes.
8 Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.
9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas.
10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço.
11 Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome.
13 Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno.
14 Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.
15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.
17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

1 João 2

O Espírito Santo de Deus está nos revelando por meio do Evangelista João que Deus Pai nos deu um mandamento e que esse mandamento é verdadeiro e válido ate os dias de hoje. Assim como nos ensinou o nosso Senhor Jesus Cristo:

17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

Quais são esses mandamentos?

Os mandamentos que o nosso Deus de amor nos deixou são estes: leiam com muita atenção:

1 – Deus pronunciou todas estas palavras, dizendo:

Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.  Não terás outros deuses diante de mim.
Deus no seu infinito amor pelo homem jamais o deixa desamparado, Ele  sempre vem em seu socorro. O que ele espera que o homem faça é que o homem aja com justiça e o reconheça como o seu Senhor e tenha para com Ele um coração grato e fiel.

Transgressão gravíssima contra Deus é quando o homem não o reconhece Deus como o seu Senhor e criador e ainda da a glória Dele aquém não pertence. Portanto, honrai, louvai e bendizei o maravilhoso nome do Senhor.
 
2 - Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Este mistério é tamanho que Deus novamente ordena que o homem não dê glórias, honras e louvores a ninguém, pois somente ele é o Soberano Senhor do Universo.

O Senhor nos adverte que não façamos ou que tenhamos em casa e em lugar nenhum, figura  ou imagem esculpida com  o objetivo de o representar, pois Deus é um espírito. Sendo um Espírito Ele deve ser adorado em Espírito e verdade.

Este tipo de coisa é um erro gravíssimo diante de Deus. Na Bíblia muitas vezes podemos ver o quanto Deus fica triste e magoado quando alguém da a glória Dela para outra pessoa. Seja ela quem for, pois Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (Timóteo Cap. 2 – v. 5 a 6.). E também não outro nome na terra e nem no céu que o homem deva usar para invocar o nome do Deus Todo Poderoso. (Filipenses Cap.  2 – v. 7 a 11)

Deus deixa bem claro para o homem que muda a glória Dele, o quanto Ele fica decepcionado com esse ato de injustiça e infidelidade para com Ele.

Deus é Fiel e você? Você é Fiel a Ele?

O Senhor fala que, para aqueles que o amam de coração ele usa de misericórdia sempre, e pune rigorosamente aqueles que se fecham aos seus mandamentos, inclusive, passando o castigo para as gerações futuras. Isso acontece para que o transgressor sofra as conseqüências da sua infidelidade, como também, que ele sofra ao ver a sua descendência sofrer também com castigos semelhantes.

3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

Deus nos pede que tenhamos reverência total para com o seu nome. Jamais use o nome de Deus de maneira leviana.

4 - Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

O dia de sábado deve ser respeitado e ser vivido com o propósito de dar glórias, honras e louvores ao Senhor Soberano, ir à igreja, meditar na suas palavras, fazer obras assistências, ajudar os pobres, e levar o seu santo nome a todas as pessoas que ainda não o conhecem. Não devemos trabalhar e ficar correndo atrás do dinheiro, e sim da sabedoria e da intimidade maior com Deus.

Preste bastante atenção nisto: Deus fala Sábado e não Domingo. Portanto o dia do Senhor é Sábado e não o Domingo.

Ele manda que se faça assim para que o homem tenha a sua proteção divina e saiba lidar com as dificuldades da vida. Deus sabe que o homem é fraco e pecador por natureza e que, somente com o seu auxilio este poderá vencer os grandes e muitos desafios da vida cotidiana.

Deus quer nos abençoar e isto só é possível se nos colocarmos na sua presença, se entrarmos em contato com o seu coração através da sua palavra e da sua companhia divina.

5 - Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Ninguém terá uma vida feliz se não honrar seu pai e sua mãe, se o homem não aprender a valorizar aqueles que o geraram aqui na terra. como poderia este respeitar o Senhor supremo da criação. É por isso que ele adverte que os genitores são dignos de toda honra e respeito por parte dos seus filhos, e que isto será fundamental para uma vida feliz e duradoura.

6 - Não matarás.

Não atentar em nada contra a própria vida, contra a vida do próximo, não matar a fé, não matar a emoção, não matar o sentimento, não matar a amizade e não matar dentro de si, o amor ao próximo.

7 - Não adulterarás.

O primeiro ato de fidelidade deve ser sempre para com Deus o reconhecendo sempre como o nosso Único, Soberano, Poderoso e Suficiente Deus e somente a ele prestar culto.

Não ter imagem nenhuma de Deus, pois Deus é um espírito;
Não prestar culto a homem nenhum;
Não glorificar nada que não seja o próprio Deus;
Não trair a confiança de Deus;
Não trair a confiança da esposa;
Não trair a confiança do marido;
Não trair a confiança dos filhos;
Não trair a confiança da família;
Não trair a confiança do patrão e
Não trair a amizade daquele que depositou toda a confiança dele em você.

8 - Não furtarás.

Não roubar nada e de ninguém.

9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Não mentir jamais, principalmente quando for atentar contra a dignidade e a vida do seu próximo.

10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Não ter inveja;
Não ter ciúmes;
Não desejar nada que não seja seu;
Não desejar a mulher do próximo;
Não desejar o homem da próxima;
Não desejar o carro do próximo;
Não desejar o cargo do próximo e
Não desejar a casa do próximo.

Mateus 5:17-19


E como o Senhor Jesus havia dito Ele ainda aperfeiçoou o que já era divino

Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. - João 13:34


Recomendação aos queridos jovens cristãos que são os escolhidos de Deus Pai para semearem por toda a terra a boa semente do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Deus de Amor. Abram as portas do coração de vocês ao Espírito Santo de deus e Ouçam com muita atenção o que Ele tem a dizer:

Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.
15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.
17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.-

1 João 2:14-17


O Espírito Santo de Deus é muito claro e direto quando ele diz;

Não ameis o mundo e nem as coisas do mundo. O mundo do qual o Senhor Jesus está se referindo é justamente toda aquela manifestação humana aonde o nosso Deus não se faz presente ou algum lugar onde Deus não aprovaria que você estivesse.
É todo tipo de evento ou atividade aonde o foco principal é o homem e todo tipo de coisas que não são agradáveis ao Senhor. Isso é o mundo. Essas são as coisas do mundo. É isso que a Palavra de Deus está querendo nos ensinar.

O Senhor Jesus já havia nos falado que, somos os escolhidos dEle. Somos separados por Ele e para Ele, tanto aqui nesta vida, quanto na Glória com Ele e com o nosso amado Deus Pai de Amor. 

18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
19 Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa.
21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. - João 15:18-21

Amém e graças a Deus.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog