Mensagem biblica para encontro de jovens 2


7 Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e lhe disse: Pede o que queres que eu te dê.
8 E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benevolência para com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.
9 Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua promessa, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra.
10 Dá-me, pois, agora sabedoria e conhecimento, para que eu possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderá julgar este teu povo, que é tão grande?
11 Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento para poderes julgar o meu povo, sobre o qual te fiz reinar,
12 sabedoria e conhecimento te são dados; também te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, nem haverá depois de ti rei que tenha coisas semelhantes. - 2 Crônicas 1 : 7 a 12 
Assim como todos os jovens, o recém coroado rei Salomão era um moço inexperiente e, como podemos observar na palavra de Deus, naquele momento, ele também estava muito inseguro. Quem não ficaria?
Apesar de Salomão ter sido educado para ser rei, quando chegou o derradeiro momento a  insegurança tomou conta dele. De certa maneira a situação de Salomão não chega a ser uma surpresa. Foi até um fato normal para a idade e para a experiência de vida que ele tinha até aquele momento. 
Entretanto, uma coisa muito positiva devemos ressaltar nessa insegurança apresentada pelo  rei Salomão, foi o fato dele nos fazer conhecer que ele não confiou nele mesmo, ele não confiou na excelente educação que ele havia recebido, ele não confiou nos conselheiros, ele não confiou na família dele, ele não confiou nas autoridades e muito menos confiou nos  amigos dele. Ele nos deixou um ensinamento maravilhoso: Ele foi buscar a força, a segurança e a confiança no Senhor dos exércitos. 
O  jovem rei  Salomão, que fora criado pelo grande rei Davi na fé no nosso Deus todo poderoso, sabia que sem a ajuda e sem a mão Poderosa do Senhor do Universo ele não conseguiria nem mesmo domar um único cavalo do seu reino. Quanto mais governar e tomar conta de uma nação inteira. 
Diante desse quadro o rei Salomão foi procurar o Senhor e consagou-se a Ele para que o nosso Deus lhe desse todos os instrumentos necessários para que ele pudesse, não só reinar, mas continuar e desenvolver todo o excelente trabalho que o seu pai havia feito diante de Deus e do povo.
Foi nessa situação que o Senhor apareceu a Salomão e disse: 
Pede o que queres que eu te dê. - 2 Crônicas 1 : 7 
E o que foi que o jovem Salomão fez? 
Vamos falar disso mais adiante. 
E nós? O que faríamos no lugar dele? Hoje, se o nosso Deus nos oferecesse uma oportunidade maravilhosa como essa que Ele ofereceu ao moço Salomão, se Ele nos dissesse:
Filho, Filha, peça o que quiser que eu te darei. 
Quem sabe alguém poderia pedir o amor de uma bela garota ou de um belo rapaz;
Outro poderia pedir um carro importado, um barco, uma empresa ou uma linda casa;
Uma carreira profissional cheia de status e sucesso;
Poder;
Reconhecimento;
Fama; 
Pois é. Vamos observar agora, qual dessas coisas que pediríamos pedir que teria agradado mais o nosso Deus. Vamos ver porque o coração do Senhor ficou todo enternecido com o pedido que o rei Salomão fez a Ele. E por causa desse pedido, o nosso Deus derramou sobre o jovem Salomão bênçãos e mais bênçãos.
 O jovem rei pediu ao Senhor: 
Dá-me, pois, agora sabedoria e conhecimento - 2 Crônicas 1: 10 
Então brotará um rebento do toco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
 Isaías 11:1 e 2 
Vamos analisar essas reveladoras palavras do Profeta Isaías. O profeta está dizendo que repousará sobre a descendência do rei Davi o Espírito de Deus, O Espírito Santo.
Continuando... A Palavra diz ainda que o Espírito do Senhor é o mesmo Espírito de sabedoria e de entendimento. Todos entendemos que ter entendimento é ter conhecimento. 
Vamos recordar o que o rei Salomão  pediu a Deus: 
Dá-me, pois, agora sabedoria e conhecimento - 2 Crônicas 1: 10 
Podemos concluir que o rei Salomão pediu na verdade o Espirito Santo de Deus. Pela palavra de Deus podemos ter a certeza que o rei, na verdade, pediu a companhia do próprio Deus ao lado dele. 
Isso é lindo demais. 
Imediatamente nos recordamos o que disse o Senhor Jesus Cristo: 
Buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. - Mateus 6:33 
Foi exatamente isso que o jovem rei Salomão fez. 
Ele buscou primeiro o reino de Deus e a justiça dEle. Para quem ainda não sabe, o reino de Deus é estabelecido na vida de alguém quando essa pessoa coloca o Senhor como rei da vida dela. E a justiça de Deus é quando alguém reconhece que o a soberania sobre a vida dela pertence ao Deus todo poderoso, do Senhor Jesus Cristo e do Espirito Santo de Deus. Isso é a justiça de Deus. É dar a Ele o que lhe é de direito. 
Sabe o que aconteceu depois do pedido do rei? 
Todas as outras coisas foram acrescentadas na vida daquele que foi conhceido como uma das pessoas mais abençoadas de todos os tempos. 
É isso. A exemplo do rei Salomão, devemos fazer também o que ele fez. E digo mais. Podemos até melhorar o nosso pedido. Vamos pedir também? 
Pai Santo, Pai Eterno, no nome do vosso amado filho , o Senhor Jesus Cristo, enviai para a minha vida o vosso poderoso Espirito Santo para que Ele reine e comande todos os meus pensamentos, emoçoes, sentimentos e ações.
Meu Deus e meu Senhor, No nome do Senhor Jesus Cristo, dai-me também o vosso Espirito de fidelidade para que eu nunca venha a entristecer o vosso amoroso coração. 
Desde já agradeço ao Senhor por tudo aquilo que o Senhor é, o por tudo aquilo que o Senhor faz, na minha vida e na vida da minha família. 
Amém e Graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog