Pregação sobre Ana – Mensagem evangélica da palavra de Deus


Embora Ana fosse uma mulher casada ela não era uma mulher completamente feliz e realizada. O fato de ser casada para aquela época era algo muito importante. Porém, ela não conseguia ter filhos e por isso ela era constantemente, provocada, insultada e humilhada por outras pessoas.

Quantas mulheres não vivem hoje a mesma situação que Ana viveu. Nos dias de hoje quantas mulheres não vivem situações que poderíamos chamar de parecidas com aquela que Ana teve que enfrentar, quando levamos em conta o grande sofrimento e angústia que tais situações trazem para a vida das pessoas.

Ana era muito triste e infeliz porque não podia ter filhos. Ela só vivia chorando pelos cantos e, por causa das afrontas, provocações e humilhações ela chegava até a perder o apetite devido às muitas tribulações que ela sofria.

Hoje em dia não mudou muita coisa, atualmente outras tantas mulheres de Deus sofrem aflições tão duras e difíceis de lidar quanto à angústia que Ana sofreu naqueles dias por não conseguir ser mãe.

Atualmente muitas mulheres também estão vivendo muito tristes, angustiadas e deseperadas.  Quantas irmãs não são provocadas, insultadas e humilhadas diariamente por causa de um marido que vive na bebida, por causa de um filho ou filha que caiu no mundo das drogas, por causa de uma filha ou filho que está vivendo na prostituição, mulheres que são vítimas de intriga e perseguição no trabalho ou na família, mulheres que estão passando por alguma doença grave, mulheres que sofrem por não terem a sua casa própria, por não poderem estudar, por não conseguirem um emprego digno, por não poderem dar aos seus filhos uma casa ou educação adequada, por não poderem contar com um marido fiel e companheiro. Outras mulheres não conseguem montar uma família porque não encontraram um parceiro verdadeiramente temente a Deus. Enfim! São muitas as aflições das Anas modernas.

Assim como observamos o grande sofrimento de Ana também podemos aprender com essa grande filha de Deus. A história de Ana tem muito a nos ensinar. Com ela podemos aprender como devemos lidar com as adversidades e dificuldades da vida. Assim, da mesma forma que o nosso Deus mudou completamente a vida de Ana Ele também pode mudar a vida de qualquer pessoa.

Se você é uma dessas mulheres que têm vivido uma vida de humilhação, de sofrimento e desespero vamos aprender como lidar com essas situações observando o excelente exemplo de conduta que a Ana nos deixou. Ela se mostrou uma mulher muito forte e cheia de fibra. Ela mantinha no coração dela uma fé muito bem alicerçada no nosso Deus e Senhor. Vamos começar analisando as reações de Ana diante das afrontas, perseguições e humilhações que ela sofria constantemente.

Podemos observar que, embora ela sofresse internamente com tudo aquilo, Ana suportava tudo calada e com mansidão. Ela não revidava. Ela não praguejava e muito menos se revoltava diante das afrontas que ela recebia.

Ana era uma mulher que conhecia Deus. Ela procurava Deus. Ela não abria mão da oração e nem da presença de Deus na vida dEla. Ana derramava sua alma em oração ao Senhor. Ana clamava e entregava todas as afrontas nas mãos do Senhor. Ana aprendeu a esperar pela justiça de Deus. Ela confiava e, perseverantemente, ela esperava em Deus.

Resultado disso: o nosso Deus sempre a consolava e alimentava a esperança dela.

Ana era uma mulher perseverante e de muita fé, ela fez um propósito com o Senhor quando ela prometeu entregar a Ele o filho dela caso Ele realizasse nela o desejo de ser mãe. Ana prometeu dar ao Senhor aquilo que ela tinha de melhor: O seu grande sonho. O seu filho.

Ana foi fiel a Deus e Deus a atendeu. Assim que o menino nasceu Ana cumpriu a promessa dela e entregou não só a maternidade dela que era um sonho antigo como também o coração dela: O jovem Samuel.  Deus se agradou muito da atitude dela que, com fé e fidelidade, cumpriu com sinceridade os seus votos para com Ele.

Ana na sua felicidade, mesmo tendo que se afastar do filho tão desejado louvou e glorificou o santo nome do Senhor:

1Então Ana orou, dizendo: O meu coração exulta no Senhor; o meu poder está exaltado
no Senhor; a minha boca dilata-se contra os meus inimigos, porquanto me regozijo na tua salvação
2 Ninguém há santo como o Senhor; não há outro fora de ti; não há rocha como a nosso Deus.
3 Não faleis mais palavras tão altivas, nem saia da vossa boca a arrogância; porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são pesadas as ações.
4 Os arcos dos fortes estão quebrados, e os fracos são cingidos de força.
5 Os que eram fartos se alugam por pão, e deixam de ter fome os que eram famintos; até a estéril teve sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraquece.
6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.
7 O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.
8 Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.
9 Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força.
10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra; dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido. - 1 Samuel 2: 1 a 10


Mais tarde Ana pode comprovar na vida dela que o nosso Senhor é um Deus Vivo e misericordioso e que Ele não mede esforços para realizar todos os sonhos dos seus filhos e filhas. Sem contar que ela pôde vivenciar também que o nosso Deus nunca faz a obra pela metade. O nosso Deus quando coloca a mão dEle para realizar os desejos do coração de um homem ou de uma mulher a obra é completa. O resultado disso é que Ana, depois dela ter tido o jovem Samuel, acabou sendo plenamente realizada como mãe porque o Senhor lhe dera ainda mais cinco filhos.
 
Desta forma cumpriu-se na vida de Ana a oração e o clamor que ela confiantemente havia derramado nos pés do Senhor:


6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.
7 O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.
8 Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória

1 Samuel 2:6 a 8


É por isso que nós também devemos orar, clamar e confiar sempre na Força, no Poder e na misericórdia do nosso Senhor Jesus Cristo e reservarmos o melhor das nossas vidas para entregarmos nas mãos do nosso Senhor.

Quando verdadeiramente aprendermos a fazer isso, sem que mereçamos, haveremos de receber do nosso Deus os benefícios dessa entrega. Sobre esse mesmo mistério o nosso Senhor Jesus já havia nos ensinado:

33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. - Mateus 6:33

Buscar o reino de Deus é agradar ao Senhor andando fielmente nos caminhos dos mandamentos dEle.

A justiça do nosso Deus é que devemos de todo nosso coração reconhecer que Deus Pai, O Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus é o nosso único e Poderoso Senhor de todo o universo. O nosso Deus é aquEle que é o Senhor da vida e da morte, o Alfa e o Ômega e o Supremo Senhor de tudo e de todos e só a Ele é devido todo culto, honra, glória e louvor.

Amém e Graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog