O exemplo de Gideão - Mensagens Evangélicas da Palavra de Deus


Aprendendo com Gideão

A História de Gideão

A força de Deus está contigo

O Espírito do Senhor está contigo



11 Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas.

12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.
13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? E onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.

14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?

15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

16 Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem.


Juízes 6: 11 a 16



Não é fácil essa nossa condição totalmente limitada de seres humanos. Mesmo quando o próprio Senhor se dispõe a aparecer ou a inspirar alguma coisa no coração do homem, ele, erradamente, insiste em entregar-se a incredulidade e aos sentimentos de inferioridade e desconfiança, primeiramente em Deus e depois de si mesmo.


Mesmo sofrendo, é comum o homem fazer a opção em continuar a levar uma vida cheia de rebeldia, angústias, sofrimentos e humilhações do que usar a sua fé e acreditar de coração aberto na palavra libertadora do nosso Deus de amor.


Na época de Gideão era essa a situação de Israel. Gideão e todo o povo sofriam muito por causa das constantes humilhações que eles recebiam dos povos vizinhos que, constantemente, os saqueavam e levavam todos os seus bens.

Quantos de nós não passamos pelas mesmas coisas?

Quantos de nós não sofremos nos nossos trabalhos?

Quantos de nós não somos também humilhados e explorados pelos nossos patrões?

Quantos de nós plantamos e acabamos não colhendo os bons frutos que plantamos porque o mérito e o reconhecimento vão para outras pessoas. Pessoas que, além de não merecerem, ainda acabam zombando de nós?

Quantos de nós estamos vivendo nesse estado de escravidão e ditadura imposta pelo inimigo de nossas almas?

Quantos?


Muitos que, hoje, estão sofrendo se perguntam: Até quando teremos que agüentar isso? O nosso sofrimento e angústia não terão fim?


Isso será assim até quando aceitaremos tal situação. É isso mesmo! Nada disso mudará enquanto nós aceitarmos tal situação.



Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. - Juízes 6:15

Embora Gideão tenha se mostrado negativo e desconfiado ele resistiu ao pessimismo e resolveu não aceitar mais aquela situação humilhante que ele estava vivendo. Ele resolveu lutar contra tudo aquilo que o colocava para baixo, contra tudo aquilo que humilhava e escravizava a sua família e o seu povo.


13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? E onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã. - Juízes 6:13


Primeiramente, Gideão resmungou contra Deus. Isso não é correto. Quando angustiados devemos nos revoltar contra a situação angustiante e não contra o nosso Deus e Senhor. Jamais devemos nos esquecer que o nosso deus não tem parte com o mal. Todo mal procede do inimigo das nossas almas, o diabo.  Devemos nos revoltar sim, contra tudo aquilo que vem do maligno e não contra aquele que é o único ser realmente Bom.

Como o nosso Deus é um Deus vivo e libertador Ele orientou Gideão para que esse tomasse a direção certa. No fundo Gideão desconfiava dos desígnios do Senhor, mas o Senhor imediatamente aplainou os caminhos dele, lhe deu sabedoria e o orientou poderosamente rumo à vitória. Da mesma forma Ele faz na nossa vida.


A mesma coisa o Senhor faz conosco. O nosso Deus está vendo o nosso sofrimento, a nossa angústia e a nossa luta para viver na justiça e em santidade com Ele.  O nosso Deus tem nos acompanhado e Ele está vendo o que temos sofrido por causa do nome e da obra dEle. Por isso Ele Diz a cada um de nós:


Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu? – Juízes 6:14

O que o Senhor disse para Gideão e também para cada um de nós?


Será que Ele disse assim:


Vai meu filho! Eu vou ver se te darei da minha força e também vou ver se te darei um pouco da minha unção especial. Vou ver! Vou pensar e depois te falo.


Nada disso!


O Senhor disse:


Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?  – Juizes 6:14


Na verdade a palavra de Deus está nos dizendo o seguinte:

Filho! Filha! Confie em mim. Eu coloquei a minha força em você. Creia! Levante-se e vá em frente! Vá à luta por que Eu Estou contigo e com você vai a minha presença, a minha força e o meu poder. Não confie em você mesmo, não confie em si mesma. Confie somente em mim. Ouça o que eu falo no seu coração. Obedeça aos meus mandamentos e fique atento para o que eu vou inspirar na sua mente. Esqueça-se. Lembre-se que quem está te enviando sou Eu. Jamais se esqueça que, no nome do Senhor Jesus Cristo o meu Espírito Santo está derramado sobre a sua vida e Eu estarei sempre contigo. Por isso não temas! Não tenhais medo!

Filho! Filha! A fé sem as obras é nula. Creia sim! Mas levante-se para a batalha. Dia a dia o seu dever é colocar-se de pé. A minha parte eu já fiz. Eu te dei da minha força, da minha unção, da minha sabedoria e do meu poder. Coragem! Não temas! Tome posse dos meus benefícios e siga em frente rumo a sua liberdade física, emocional, sentimental e financeira.


 Esqueça esse negócio de fraqueza e incapacidade. Isso é coisa do passado. Isso é coisa de gente derrotada. O Senhor já te capacitou. O Senhor já nos capacitou a todos. Por isso Ele nos escolheu. Por isso Ele nos inspirou e por isso Ele colocou a vitória no nosso coração.


Ele investiu em cada um nós. Agora só está faltando a nossa parte. Agora só está faltando que cada um de nós, verdadeiramente, tenhamos confiança, primeiramente na palavra de Deus, e depois na força e no Espírito de libertação e de vitória que Ele já nos deu.  

Ao grande Senhor da Glória, toda honra e poder!

Amém e graças a Deus!

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES