O Caminho para a vitória - Mensagens Evangelicas da Palavra de Deus

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Tiago 1:22.

Muito tem se falado sobre os esportes, os jogos Pan-americanos, a Copa do mundo e sobre as Olimpíadas. Esses eventos esportivos são muito esperados e bastante emocionantes. É muito bom assistir um campeão em ação. Nós gostamos de ver a superação e a vitória dos nossos atletas. Ficamos muito emocionados quando, lá no podium, diante da bandeira e do hino nacional, o nosso atleta mostra todo a sua alegria e felicidade.  Sentimos-nos muito orgulhosos por que eles são vencedores. De certa maneira somos um pouco vencedores com eles já que eles carregam algo em comum conosco: o amor à pátria.

Entretanto, um campeão, um atleta de gabarito não nasce da noite para o dia. O vitorioso de hoje já foi o iniciante e o perdedor de ontem. Aquele que, hoje, está recebendo a tão cobiçada coroa de louros nem sempre foi honrado e reconhecido como um campeão.

O que será que contribui para que esses atletas sejam vencedores e campeões?

Muitos fatores contribuem para a formação de um campeão. Entre tantos fatores não podemos negar que os constantes treinos, onde são colocados em prática toda teoria e tática aprendidas, a enorme vontade e a disciplina de cada atleta são de extrema importância para a preparação e conquista da tão sonhada vitória.

Da mesma forma acontece com a nossa vida espiritual. O nosso Deus nos orienta a não sermos apenas ouvintes da Palavra de Deus. Devemos ouvi-la, guardá-la nos nossos corações e praticá-la. Muitos devem dizer: mas isso é muito difícil! Como eu vou fazer isso?

Não é fácil mesmo. A luta é grande. Por isso não podemos contar somente com os nossos pensamentos e forças, a nossa vitória não depende unicamente de nós. Somos fracos e pecadores. Nós queremos fazer somente a nossa vontade. A nossa carne insiste em comandar as nossas vidas. Por isso devemos nos apoiar e pedir ajuda a Deus para Ele nos ensine a viver e colocar em pratica a sua verdadeira e transformadora Palavra de Amor.

Todos nós sabemos muito bem quais são as inclinações da nossa carne. Com certeza, a nossa carne sempre estará sujeita a cair para o lado contrário de Deus. Sabendo que somos continuamente controlados e que não temos forças para seguirmos o caminho que deveríamos é importante que oremos continuamente a Deus e peçamos a Ele que, no nome do Senhor Jesus Cristo, Ele nos ensine a andar nas suas retas veredas e não nos nossos tortuosos caminhos.

Tal pratica é muito importante para quem verdadeiramente quer ser uma pessoa segundo o coração de Deus. O Apostolo Paulo nos ensinou qual é a nossa condição nesse jogo da vida:     

porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. - Romanos 7:14 a 25

É impressionante a nossa fraqueza diante do pecado que transborda nas nossas vidas. Por outro lado nos sentimos muito mais fortes e mais normais vendo que um homem tão abençoado como o Apóstolo Paulo não estava imune a esta mesma ação implacável do pecado.  Que nós não nos enganemos jamais pensando estar tudo sobre controle, pois o combate é constante e o inimigo de Deus não nos dá trégua: 

Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, - Efésios 6: 10 a 18

A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes. A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. - Romanos 13: 8 a 14

Foi assim com o grande Apóstolo Paulo, e com nós não será diferente. Paulo nos conforta e nos dá um caminho excelente para combatermos essa terrível realidade: servir a Deus e ouvir e praticar a Palavra de Deus com sinceridade, amor e perseverança.

Somente assim haveremos de fazer prevalecer nas nossas vidas, não a nossa vontade, mas a vontade do Senhor Jesus Cristo, o único que não pecou. O único que foi capaz de humilhar a carne, o pecado e o pai do pecado e, Poderosamente, fez prevalecer à vontade de Deus sobre a vontade da carne. Por isso o nosso Deus o exaltou sobre todo o nome e lhe deu todo Honra e Poder.

Ao Senhor Jesus Cristo, toda Honra, Glória e Poder.

Amém e Graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog