Caleb, Um exemplo de fé - Mensagens da Palavra de Deus


Caleb, Um verdadeiro Espírito de fidelidade e confiança no senhor
Caleb, Um exemplo de fé
A fé de Caleb
A perseverança na fé
A perseverança nas promessas de Deus

30 Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela.
31 Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
32 Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
33 Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos.

Números 13:30 a 33

Mesmo no meio de tantos outros homens Caleb não se deixou levar pelas opiniões contrárias e exortou o povo a apoiar-se no braço forte do Senhor dos Exércitos,  ter fé, certeza e confiança de que o Deus Todo Poderoso haveria de dar a eles mais aquela vitória.

Entretanto, alguns homens fracos na fé e cheios de um espírito de medo e terror ficaram muito abalados com o que viram nas terras estranhas. Esses homens olharam para o problema usando somente os fracos e limitados olhos carnais e foram completamente dominados pelo medo e pela incredulidade em Deus. 
Entre os espias uns diziam que os homens adversários eram gigantes e que, assim como eles mesmos se enxergavam como simples e fracos gafanhotos, os inimigos, muito maiores que eles, certamente e também os veriam como tal. 

Esse é um episódio que deixa bem claro que nós sempre seremos do tamanho da nossa fé. O mesmo não se deu mais tarde com o garoto Davi que ao enfrentar o gigante filisteu  que ao contrário destes homens, foi um excelente exemplo de que devemos sempre olhar para Deus e não para os problemas. Se fizermos assim Deus nos fará sempre vencedores. Vencedores não por mérito ou qualidade nossa e sim unicamente pela Glória e Majestade do nosso Deus Poderoso o qual é o único que tem a Força e o Poder para vencer qualquer situação ou inimigo por mais grande e forte que esse venha a ser.

24 Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá.

Números 14:24

O Espírito diferente que habitava com Caleb era o Espírito Santo de Deus. É o Espírito Santo quem dá ao homem Sabedoria, Fortaleza, discernimento, fidelidade, fé, Temor de Deus, confiança e tantas outras excelentes e espetaculares qualidades e virtudes que somente Ele possui.

Sabemos que o Espírito de Deus só habita em quem o deseja ardentemente e anda nos caminhos do senhor. Se quisermos ter em nós esse mesmo Espírito Santo de Deus, esse Espírito Diferente que habitava com Caleb devemos nos santificar cada vez mais e obedecer aos mandamentos do Senhor sem jamais entristecer o maravilhoso Espírito que Deus Pai coloca nas nossas vidas para nos auxiliar, orientar, dar forças e perseverar na caminhada, sempre acreditando e confiando no nosso Deus de Amor.

6 Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.
7 Quarenta anos tinha eu quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra, e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração.
8 Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração o povo; mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.
9 Naquele dia Moisés jurou, dizendo: Certamente a terra em que pisou o teu pé te será por herança a ti e a teus filhos para sempre, porque perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.
10 E agora eis que o Senhor, como falou, me conservou em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
11 ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
12 Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.

Josué 14: 6 a 15

O resultado e a recompensa da nossa fé e confiança no Senhor sempre haverá de chegar, mesmo que isso possa demorar um pouco mais do que estávamos esperando.

Tudo foi feito por Deus e para Deus. É Ele quem sabe das coisas e é Ele quem decide quando e como fazer. A nossa única obrigação é esperar por Deus. É esperar pelo nosso deus de Amor que ele sempre tem e terá o melhor para nós.

Foi o que fez Caleb. Ele esperou confiantemente no Senhor e na suas promessas. Caleb não desanimou, Caleb não murmurou e não entristeceu a Deus Pai. 

Deus, como não é homem para mentir, acabou realizando a obra dEle na vida do seu servo Caleb que, mesmo depois de ter esperado por quarenta e cinco anos, ele continuava com um Espírito diferente, um Espírito jovial, forte, confiante, cheio de vitalidade, cheio de saúde e esperança no futuro.

Na verdade aquele jovem Caleb de oitenta e cinco anos de idade estava com o mesmo Espírito Santo de Deus de quando ele era mais moço. Caleb não desanimou na caminhada e perseverou nos caminhos do Senhor e o Espírito Santo de Deus lhe honrou, lhe guardou e lhe conduziu para a realização dos seus sonhos: entrar na terra prometida e ter saúde para viver a sua recompensa.
Qual é a sua terra prometida?
Qual é o seu sonho?

Você já conhece o modelo e os caminhos a seguir para que você também veja os seus sonhos se realizarem.

Amém e Graças a Deus. Fique na Paz do Senhor Jesus Cristo

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog