Mensagem evangélica sobre ciúmes


Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
2 Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.
3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4 Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5 Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?
6 Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.
7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.
8 Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.
9 Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza.
10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Tiago 4:1 a 10


Quando o assunto é ciúmes, a primeira coisa que devemos ter em mente é que, aqui na terra o ciúme, a cobiça e a inveja fazem parte de algumas das principais armas do diabo, o príncipe deste mundo. Ele usa destas armas para semear nos corações dos filhos de Deus toda espécie de sentimentos ruins com um único objetivo:

Afastar-nos da Graça de Deus e nos destruir.

É isso mesmo! É só isso que o inimigo quer.

No entanto, algumas vezes podemos observar que a palavra de Deus fala em ciúmes da parte de Deus por nós, pois o ciúme é justamente o sentimento que quer ter para si o afeto que é direcionado ao outro.

O que a palavra está nos dizendo é que Deus nos ama tanto que Ele anseia, Ele suspira, Ele deseja do fundo do coração dEle ter ao lado dEle a nossa amável e preciosa presença. Isso sempre pensando em nos libertar das garras e das mãos do maligno.

Entretanto, para o demônio, o ciúme não tem esse mesmo significado. Ele se utiliza de outros sentimentos negativos como a cobiça (desejar aquilo que não lhe é de direito ou que a pessoa não merece ter), da inveja ( desejar não só o que pertence ao próximo , mas também desejar a destruição total do próximo para ficar com o que pertence ao próximo). Dentro desse grupo de sentimentos destruidores é que entra o tão sofrido ciúme.

O ciúme, esse sentimento negativo,  nasce na própria pessoa, ele é originado por conta de uma baixa auto estima (baixa auto estima: sentimento negativo que é enviado pelo demônio para fazer com que a pessoa não se aceite e nem se goste do jeito que ela é. Do jeito que Deus a fez) por causa disso a pessoa que vive se desvalorizando, não se dando o valor, não reconhecendo em si o verdadeiro dom individual que Deus deu para cada um, acaba projetando  a felicidade dela numa outra pessoa.

Quando a pessoa que se desvaloriza encontra alguém que vai de encontro aos  desejos e sentimentos que ela acha que estão faltando na vida dela, ela vê ali a possibilidade de, externamente, se completar na outra pessoa.

Depois que a pessoa que se desvaloriza estabelece uma relação com a outra pessoa ela passa a incorporar para ela aquilo que pertence ao outro. Assim ela, em outras palavras, toma posse das qualidades e características que o outro tem e que lhe são agradáveis.

Tudo isso sem que a pessoa que se desvaloriza se dê conta. Quando essa pessoa se dá conta, ou sente que a felicidade dela é ameaçada por alguma coisa que a faça perder parte daquilo que lhe faz feliz (o que é uma mentira criada por ela mesma porque aquilo que ela pensa que a faz feliz, o que ela pensa ser dela, na verdade faz parte do outro) ela fica tremendamente nervosa e irritada, por causa disso, acaba perdendo completamente o controle de si mesma e de toda a situação. Não é assim que a gente se comporta quando alguém está tentando tirar o que é nosso?

Só que no caso a ira e raiva da pessoa que sente o ciúmes não vai para aquele que está “tentando tirar o nosso bem” e sim para a pessoa para a qual a gente tem um afeto pois a pessoa julga que é ela a culpada. é ela quem está traindo e dando, sem o consentimento da pessoa que se desvaloriza,  aquilo que pertencia a ela para o outro. Enfim é uma confusão danada.

Acredito que já tenha dado para ter uma idéia de como e porquê o ciúme entra na vida de uma pessoa, mas o que temos que ter em mente é que a pessoa que está sofrendo com esse tipo de sentimento negativo tem que entender que esse sentimento não vem de Deus e que ele precisa deixar de existir na vida dela, e para que isso ocorra só há um jeito:

A pessoa tem que entregar a vida dela para o Senhor Jesus Cristo, o Deus do Verdadeiro Amor, porque aquilo que a pessoa pensa estar defendendo por Amor é tão somente um sentimento que expressa muito bem o criador deste tipo de sentimento o Pai do orgulho, do egocentrismo, do egoísmo, da mentira e da destruição. O inimigo das nossas almas o demônio.

O senhor Jesus Cristo veio ao mundo para destruir todas as obras do diabo. A pessoa só vai se libertar desse tipo e, de outros sentimentos negativos, quando ela de todo o coração se entregar ao Senhor Jesus Cristo e confiar nele.

Amigo! Amiga! Não tenha medo. Entregue-se nas mão do Senhor Jesus Cristo que ele vai mudar a sua vida. Ele vai transformar todo esse sentimento ruim em bênção sobre benção. Acredite em Deus. Ele não falha jamais.

Só o Deus que é o próprio Amor poderá ensinar ao homem o que a Amar de verdade.

Amém! Glórias ao pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog