Estou deprimido - Mensagem evangelica

Como me libertar da depressão - Mensagens Evangelicas da Palavra de Deus



Como me livrar da depressão?
Como se libertar da depressão?
Como se libertar da tristeza?

Dizemos que alguém está com depressão quando determinada pessoa apresenta um quadro de tristeza profunda e que perdura por longo tempo. Geralmente esse estado é caracterizado por um forte desânimo, angústia, sentimento de derrota, desvalorização, falta de esperança e elevado pessimismo diante da vida.

De certa forma ficar triste e decepcionado faz parte da vida de todos nós. No entanto, quando um estado de tristeza ou decepção persiste por um período longo e se torna cada vez mais profundo ele não é normal e acaba afetando dramaticamente a vida das pessoas que estão nesta situação. Aqueles que sentem este tipo de sentimento são pessoas muito infelizes, apresentam elevado desânimo e muito pouca vontade para viver.

Como se livrar da depressão?
Como me livrar da depressão?

Olha só o que diz a Palavra de Deus:

7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Salmo 19:7

Se a lei do senhor é perfeita e refrigera a nossa alma, então vamos ler, meditar e pesquisar para ver se encontramos nEla uma pista que possa nos levar a solução da depressão.

Não podemos deixar de considerar que a depressão pode ser causada por luto ou por algum distúrbio de origem orgânica (algum problema de saúde – neste caso o médico é quem poderá dizer). Se a tristeza for causada pelo luto, depois de um tempo ela será lentamente eliminada e a vida aos poucos voltará o seu curso normal. Se a depressão for de origem espiritual ela será persistente e de difícil solução pela ciência humana.

A pessoa deve fazer uma análise da sua vida e ver se a vida que ela tem levado está de acordo com as leis de Deus. Isso pode ser um grande indicativo de onde pode estar à origem do problema.

Vamos analisar:


Estes são os mandamentos do nosso Deus de Amor - Êxodo 20


1 - Não terás outros deuses diante de mim.

Será que não estamos colocando alguma coisa no lugar de Deus. Quem sabe uma pessoa, o nosso afeto, a nossa esperança, a nossa alegria, um trabalho, um bem material, a carreira profissional ou quem sabe até algum vicio. Quando colocamos alguma coisa no lugar do nosso Deus e criador estamos fazendo dessa coisa o nosso deus e, qualquer coisa que seja colocada no lugar de Deus trará pára a nossa vida somente tristeza e frustração, pois somente o nosso Deus todo Poderoso é quem pode nos dar a verdadeira felicidade.

Se for por causa de outra situação qualquer. Não devemos perder mais tempo. Devemos colocar o Senhor Jesus Cristo como foco e meta principal das nossas vidas. Ao fazermos isso nós poderemos ver o nosso Deus de Amor realizar uma transformação extraordinária nas nossas vidas, pois onde Deus, o Senhor Jesus e o Espírito Santo de Deus habitam o mal não poderá ficar.

Desta forma, não devemos perder mais tempo com coisas e filosofias que somente fazem nos afastar do nosso Deus. Hoje mesmo, devemos abrir as portas das nossas vidas e do nossos corações para que o Senhor Jesus Cristo faça ali um lugar de liberdade, verdade e muita felicidade.

2 - Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

Será que estamos tirando um tempo para cuidar da nossa vida espiritual? Quanto tempo faz que não conversamos com o nosso Deus e criador?

Estamos glorificando o nosso Deus prestando-lhe o devido culto, adoração, fazendo a leitura diária da Bíblia, indo à igreja, glorificando, e honrando o nosso Deus de Amor? Estamos dedicando a Ele os nossos Sábados? Não devemos nos esquecer de que o Sábado é um dia reservado e santificado para a honra e glória do nosso Senhor e criador.

Será que nós não estamos somente nos preocupando com as coisas do mundo, comprando, trabalhando e correndo sempre atrás de mais dinheiro? Quando não respeitamos o dia do Senhor, quando não paramos para ficar com o nosso Deus, com O Senhor Jesus Cristo e com o Espírito Santo de Deus que são os grandes autores das nossas vidas, nós estamos rejeitando a companhia, o repouso e as bênçãos que a Santíssima Trindade reservou para as nossas vidas.

Alguém pode perguntar:

O que eu posso fazer no dia do Senhor, o Sábado?

Você pode:

Ir à igreja;
Ler a bíblia;
Ajudar o próximo;
Reunir-se com a sua família. Passear, conversar...
Visitar um doente;
Fazer um trabalho voluntário e tudo aquilo que for para a honra e glória do nosso Deus e Criador.


5 - Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Poderíamos nos perguntar: Os nossos pais aqui na terra teriam orgulho do que estamos fazendo na nossa casa, na internet, no clube, na igreja, no nosso trabalho ou na nossa escola?

E o nosso Pai do Céu? Será que Ele aprovaria o que estamos fazendo com as nossas vidas? Será que é isso que Ele gostaria que nós fizéssemos. Se sim OK! Se não, está na hora de verdadeiramente honrarmos e glorificarmos o Santíssimo nome do nosso Deus com as nossas vidas. Fazendo isso, com certeza, os nossos pais aqui na terra também haverão de ficar felizes.



6 - Não matarás.

Será que não estamos nos entregando aos vícios e vivendo de maneira completamente errada? A bebida, o cigarro, o jogo, as drogas, o crime enchem a nossa vida de imundície e eles somente trazem para a nossa vida a divisão entre nós e o nosso Deus.

O nosso Deus não nos fez para sermos escravos e nem dependentes de tais coisas. As pessoas que praticam essas coisas impuras estão trazendo para as suas vidas demasiada tristeza e frustração sufocando dentro de si a vida e a felicidade que a Divina e Santíssima Trindade nos deu e que o Senhor Jesus Cristo resgatou e santificou com o seu próprio sangue e vida.

Se for um vicio, faça uma experiência. Passe um dia inteiro só bebendo água. Faça um jejum. Ore a Deus, ao senhor Jesus Cristo, ao Espírito Santo de Deus e leia a Bíblia. Você verá que você é muito maior do que o vicio que estava te escravizando.

Depois de um dia sem praticar o vicio que estava te escravizando você verá claramente a armadilha que o inimigo colocou na sua vida. O maligno é o pai da mentira ele nos prende com uma linha muito fraca e ainda faz com que pensemos que estamos presos por fortes correntes. É algo parecido com aquela pequena corda que prende o enérgico, forte e robusto cavalo. Faça essa experiência e você verá que, com o auxilio do Senhor Jesus Cristo, você é muito mais forte do que qualquer vicio.


7 - Não adulterarás.

Será que as nossas relações estão de acordo com a fidelidade que o nosso Deus nos ordenou?

Primeiramente devemos observar se as nossas relações estão de acordo com aquela fidelidade que o nosso Deus de Amor espera de nós. Será que os nossos relacionamentos na escola, no trabalho, no computador, na internet, em casa, são relacionamentos agradáveis ao nosso Deus, ao Senhor Jesus Cristo e ao Espírito Santo de Deus?

Estamos colocando o nosso Deus em primeiro lugar e somente a Ele nos dedicando e o adorando ou estamos nos entregando a práticas abomináveis com falsos Deuses, consultando espíritos de mortos, levando uma vida sexual desregrada e contra as leis de Deus e seguindo doutrinas malignas?

Será que estamos sendo fiéis ao nosso Deus, aos nossos cônjuges e aos nossos superiores ou estamos traindo a grande confiança que eles depositaram em nós?

8 - Não furtarás.

9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Este mandamento é de fundamental importância nos quadros depressivos. Ele tem muita relevância nos quadros onde percebemos que as pessoas estão sendo acometidas de uma enorme sensação de frustração e desvalorização.
É muito comum alguém ficar triste e deprimida por ficar pensando que não tem aquele corpo, aquela casa, aquele carro, aquela família, aquele cabelo, aquele nariz, aquela mulher, aquele homem, aquele emprego... E assim vai.
Não é raro ver alguém dizer que se tivesse isso ou aquilo ela seria mais feliz. Esse é um grande indicativo de uma pessoa que é séria candidata a ter depressão ou sofrer muito por causa da frustração, pois é uma pessoa que não sabe se valorizar e, portanto, não aceita e nem valoriza o que o próprio Deus lhe deu. A sua vida.
A vida de cada um é única. Todos nós temos as nossas qualidades e defeitos. Diante de Deus ninguém é melhor do que ninguém. Todos nós somos filhos do mesmo Deus. Por isso devemos aceitar e agradecer ao senhor pela nossa vida e por tudo aquilo que somos. Existe um velho ditado popular que expressa muito bem isso:
“Felicidade é querer bem tudo aquilo que se tem”
Deus nos ama. Ele nos deu tudo que precisamos para sermos felizes. Muitos podem não aceitar isso, mas nós somos o resultado daquilo que buscamos para as nossas vidas. Deus não nos fez para sofremos. Se, agora, estamos sofrendo é porque alguma coisa no meio do caminho deu errado. Por isso devemos voltar à estrada original para pegar o verdadeiro caminho e, com Jesus, seguirmos adiante para frente e para o alto. É como dizia um velho sábio do futebol:
“Bola pro mato que o jogo é de campeonato”
Não é por que eu não tenho mais dinheiro, aquela mulher, aquele emprego, aquele carro, aquela aparência que eu não serei feliz. Eu sempre serei infeliz quando eu não aceitar o que Deus tem para a minha vida.
Não devemos nos esquecer da oração do pai nosso que diz:
10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Mateus 6:10
Quando não aceitamos alguma coisa nas nossas vidas nós estamos justamente negando o plano que o nosso Deus de amor fez para as nossas vidas e para a nossa salvação. Não estamos confiando no nosso criador. Quem melhor do que Ele que nos criou para saber o que é o melhor para cada um de nós?
Por isso sempre devemos ser gratos a Deus por tudo aquilo que Ele nos dá. Quando procedemos assim Ele poderá realizar nas nossas vidas o que Ele sonhou para nós sem que com isso nós o atrapalhemos. O resultado disso será a nossa felicidade completa, pois somente o nosso Deus de Amor tem o Poder para nos fazer verdadeiramente felizes e eternamente radiantes.
Amém e Graças a Deus.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog