Como Zaqueu - Mensagens Evangelicas da Palavra de Deus

Jesus veio para salvar quem estava perdido
Suba na figueira
Faça como Zaqueu
Encontro com Jesus. Vida nova.

1 Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade.
2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico.
3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.
4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.
6 Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Lucas 19:1 a 10

A palavra de Deus está nos dizendo que Zaqueu não era somente um homem bem sucedido profissionalmente. Como podemos ver ele era o chefe dos cobradores de impostos. Ele exercia um cargo de chefia e liderança. Zaqueu era um homem rico.

Que interessante!

Normalmente os ricos acreditam somente em si mesmos. Não acreditam em Deus e não querem saber de igreja. Existem alguns que até dizem que esse negócio de religião é coisa de gente pobre, frustrada e fracassada que por não conseguirem nada na vida acabam se afundando nos sonhos, enganos e ilusões da religião.

Os ricos normalmente são encontrados em suas mansões, palácios, fazendas casas na praia, casas de campo. A vida deles freqüentemente é bastante agitada. Podemos encontrá-los em badaladas reuniões, festas ou celebrações sempre realizadas em ambientes de muito luxo, beleza, gente bonita e perfumada. Em tais ambientes geralmente nunca falta uma mesa farta e repleta de excelentes comidas e bebidas de primeira linha.

Estranho!

O que estaria fazendo um homem rico naquele tumulto em meio aquela grande multidão. Naquela aglomeração popular. Ele estava sendo espremido por uns, empurrado por outros. Recebendo cotoveladas e, mesmo assim, devido a sua pequena estatura e pelas dificuldade do momento, ele não estava conseguindo chegar ao seu objetivo.

Afinal de contas, qual era o objetivo que aquele insistente homem queria atingir?

Aumentar cada vez mais a sua fortuna?
Comprar mais propriedades?
Comprar mais animais?
Comprar mais ouro?

Vamos ver qual era o grande objetivo que aquele homem tinha no coração dele.

3 Este procurava ver quem era Jesus, Lucas 19:3

Ah! Agora já sabemos o que aquele o homem rico estava fazendo ali naquele lugar.

Ele queria ver Jesus!

Que estranho! Por que será que aquele homem rico não estava no seu palácio, na sua casa de campo, na sua fazenda vivendo do bom e do melhor, desfrutando de tudo aquilo que o seu dinheiro poderia lhe oferecer?

O fato é que aquele pequeno homem queria ver o Grande Senhor de Nazaré. E não era uma curiosidade qualquer não. Era uma vontade grande a ponto de fazer com que o homem saísse correndo a frente do povo de maneira que ele pudesse se adiantar e garantir o seu lugar em cima de uma figueira.

Continua muito esquisito isso!

Um homem rico correndo pela rua disputando com o povo um lugar em cima de uma figueira simplesmente para ver o simples homem de Nazaré. Muito estranho!. Isso definitivamente não é algo comum.

O fato é que Zaqueu não estava ali por acaso e nem por simples curiosidade. Ele estava ali porque o nosso Deus Todo Poderoso já o havia chamado. Já o havia resgatado.

63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.
64 Mas há alguns de vós que não crêem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
65 E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido. João 6:63 a 65


O nosso Deus ouviu o clamor que vinha do coração de Zaqueu. Embora ele fosse rico, ele era infeliz. Zaqueu sentia-se vazio e insatisfeito com os bens materiais e com a vida que ele estava levando. Caso contrário ele não estaria ali no meio daquele povo. Ele não estaria ali para ver a passagem de uma figura humilde como era a pessoa do Senhor Jesus Cristo. Ele estava ali inspirado pelo espírito Santo e conduzido por Deus.

Foi pela misericórdia de Deus que Zaqueu foi até braços amorosos do nosso redentor e Salvador. Ninguém pode querer ver o nosso Senhor Jesus Cristo se o nosso Deus e Pai não o conduzir para o verdadeiro caminho da salvação e da vida eterna.

Foi para isso que aquele home rico estava ali. Era por isso que ele estava fazendo o impossível para se encontrar-se com o Senhor Jesus Cristo. Este foi o motivo que o fez subir naquela figueira.

A Palavra de Deus nos orienta:

Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:8

Zaqueu pediu. Zaqueu buscou e as postas da salvação se abriram para ele. Assim que o Senhor Jesus Cristo se aproximou Ele chamou aquele ansioso homem.  Naquele momento tudo ocorreu como foi dito na Palavra de Deus:

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37


Jesus não olha os nossos pecados. Jesus sempre está pronto a nos perdoar. Jesus não rejeita ninguém que de todo o coração se arrepender e o procurar para que Ele seja o seu verdadeiro caminho para a liberdade, para a paz, para o amor e para a vida eterna.

Como o coração daquele homem rico e pecador, assim como todos nós somos pecadores, já estava completamente transformado pelo nosso Deus ele não demorou nem um pouco. Assim que ele ouviu o chamado do seu Salvador e libertador ele desceu correndo e, cheio de alegria, levou o Senhor Jesus Cristo para o interior da casa dele.

Zaqueu era um homem rico, mas era infeliz, vazio, insatisfeito e perdido. A partir do dia em que ele teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo os olhos dele se abriram e ele pode ver o que é realmente importante na vida do homem. Ele entendeu que o que era importante não eram somente o seu dinheiro, as suas propriedades, cargos ou qualquer outro tipo de bens materiais que ele possuía, e sim, a presença de Deus na vida dele e o amor entre as pessoas.

Por isso o Senhor Jesus disse:

Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Lucas 19:9 a 10

Naquele dia Zaqueu teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo e, como sempre acontece, quando o homem tem um encontro verdadeiro com o Senhor dos Senhores, o nosso Deus de Amor, não há como alguém permanecer do mesmo jeito que antes. Tudo se faz novo!

E foi exatamente isso que aconteceu na vida de Zaqueu.

Amém e Graças a Deus

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog