Se queres, tens o poder de curar-me - Mensagens Biblicas


E veio a ele um leproso que, de joelhos, lhe rogava, dizendo: Se quiseres, bem podes tornar-me limpo.
Jesus, pois, compadecido dele, estendendo a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero; sê limpo.
Imediatamente desapareceu dele a lepra e ficou limpo.
E Jesus, advertindo-o secretamente, logo o despediu,
dizendo-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
Ele, porém, saindo dali, começou a publicar o caso por toda parte e a divulgá-lo, de modo que Jesus já não podia entrar abertamente numa cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todos os lados iam ter com ele. – Marcos 1:40 a 45

Este Evangelho narra à cena da cura de um leproso. Ele “chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: Se queres, tens o poder de curar-me”. A humildade, o arrependimento,  a confiança em Deus, o reconhecimento da força do poder do Senhor Jesus Cristo são condições básicas para que possamos receber as graças de Deus nas nossas vidas.

O sentido literal da palavra compaixão, estar compadecido é “sofrer junto”. Ela leva a pessoa que está compadecida a sofrer o mesmo que o outro está sofrendo. Só isso já é um alívio para o outro, porque este sente que há alguém unido com a ela na dor. A pessoa sente que ela não está sozinha, ela sente que existe alguém que se importa tanto com ela e com o sofrimento que ela está vivendo.

Isso pode parecer algo muito simples e sem importância, mas é uma ação de apoio e de solidariedade que faz com que o doente ganhe mais força e otimismo para lutar contra àquela situação adversa.  

Sob o nome de lepra incluíam-se diversas doenças da pele, além da lepra como tal. Todos esses casos eram considerados como doenças incuráveis e altamente contagiosas. Os doentes deviam afastar-se das pessoas e da comunidade e passarem a viver sozinhos em algum lugar isolado. Uns ficavam nos campos, outros nos cemitérios, outros em cavernas... Pelas leis da época se alguém tocasse numa pessoa dessa a pessoa também ficaria impura e teria de morar junto com o leproso.

A ação do nosso Senhor Jesus Cristo nessa passagem nos deixa lições preciosas sobre o amor do nosso Deus. Não podemos nos esquecer que Jesus como homem era um judeu. Ele observava os mandamentos de Deus e cumpria toda lei, mas podemos ver que Jesus deixou bem claro que a misericórdia e o amor dele não tinham tempo e nem hora para agir.

Jesus, pois, compadecido dele, estendendo a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero; sê limpo. – Marcos 1:41

O Senhor Jesus não hesitou em tocar naquele homem leproso. Da mesma forma Ele deseja tocar em qualquer ser humano que esteja sujo e impuro por causa da vida errada e desregrada que essa pessoa vem levando e que, por causa disso, tiveram a sua vida tomada pela dor, pela angústia, pelo isolamento, pelo desespero e pelo sofrimento intenso.
  
O Senhor Jesus Cristo não mede esforços para nos libertar ou nos curar dos nossos males e enfermidades, pois Ele é o nosso Deus de amor e Ele sempre quer o nosso bem. Para que isso se torne uma realidade na vida daqueles que necessitam da graça de Deus, o homem ou mulher devem fazer a parte deles que é a de se humilhar e de reconhecer no seu coração que, somente o nosso Deus é o senhor todo poderoso e que, somente Ele, tem o poder para transformar a vida de qualquer ser humano.

A palavra de Deus é clara em nos dizer que o Senhor Jesus se compadece daqueles que se aproximam dEle com humildade e com o coração contrito. Um coração arrependido.

O que o nosso Senhor Jesus Cristo deseja é nos dar uma vida nova, livre, restaurada e feliz. Tudo isso Ele faz somente por amor a todos nós, mesmo que para isso Ele tenha que pagar o preço como no caso da palavra dEle, onde a restauração e liberdade do leproso custaram a liberdade do nosso Deus. Que já não podia mais ir e vir livremente. Como sempre o nosso Senhor Jesus Cristo se coloca a nossa frente e paga pelos nossos pecados. Tudo isso para nos dar a salvação e  restauração diante de Deus Pai.

Jamais podemos nos esquecer que o nosso Deus nunca mede esforços para nos ver felizes. Irmãos e irmãs! Acreditemos e confiemos sempre no nosso Senhor Jesus Cristo. Não importa o que estejamos vivendo. Não importa o quanto estejamos sujos pelos pecados desse mundo dominado pelo maligno não nos esqueçamos que o nosso Deus sempre está ao nosso lado para nos libertar e nos salvar e que Ele jamais nos abandona. Nós é que nos afastamos dEle. Por isso, devemos nos aproximar do trono da graça e, de joelhos, clamar ao Senhor Jesus para que Ele possa nos limpar e nos purificar de todos os nossos males e pecados. O nosso Senhor Jesus Cristo não economiza nenhum tipo esforço para nos ver limpos, livres, restaurados e salvos nem que para isso Ele precise dar a sua Própria vida.

Amém e graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog