A maior vitória do mundo - Mensagens Evangélicas da Palavra de Deus

O PODER DA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO



Hebreus 2:5 a 18 - Jesus, o Homem
Porque não foi aos anjos que Deus sujeitou o mundo vindouro, de que falamos.
Mas em certo lugar testificou alguém dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele? Ou o filho do homem, para que o visites?
(que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? - Salmos 8:4)
Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste, todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse sujeito.
Mas agora ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele; vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. 
Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe, em trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles. Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Porei nele a minha confiança. E ainda: Eis-me aqui, e os filhos que Deus me deu.
Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão.
Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.


Se Jesus era coroado de honra e glória, se tudo estava sujeito a ele, e nada estava acima da sua autoridade por que ele morreu?...Ele morreu por amor?...Como assim? Que amor é esse?

Deus disse:

De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2: 16-17

Tanto o homem quanto a mulher num gesto de extrema fraqueza e infidelidade deram mais crédito a palavra do demônio do que a palavra de Deus. Por causa disso a história deles, e a nossa por tabela, mudou completamente:

Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:19

A partir deste primeiro e grave pecado (O pecado original, a desobediência) o homem passou a morrer, pois:

Porque o salário do pecado é a morte - Romanos 6:23

A partir daquele momento o homem ficou sujeito aos ataques do demônio e a tudo o que é dele: inveja, ciúme, mentira, luxúria, maldade, calúnia, impurezas, infidelidades,  morte.. Etc. Resumindo: O homem tornou-se escravo do pecado. Desta forma o homem passou a ter dores e sofrimentos diversos, pois como escravo era mantido no cativeiro e preso nas garras do pai do pecado, satanás.


Quando alguém está preso num cativeiro é porque existe um seqüestrador é ou não é?...O seqüestrador do homem era satanás e para que o homem fosse liberto das garras de satanás era necessário pagar o preço que o seqüestrador estava pedindo.

Deus jamais abandonou o homem e sempre se empenhou em pagar o resgate do homem enviando para o seu meio, por meio dos mensageiros e profetas, a sua Palavra fortalecedora e esclarecedora. No entanto, o homem não lhe dava ouvidos e continuava a viver em meio a muitas dores e sofrimento.  

O homem continuava cativo. Como o homem não se endireitava, não ouvia e não obedecia as suas palavras, Deus pai no seu infinito e misericordioso amor, não teve outra opção a não ser enviar a pessoa na qual ele tinha maior amor e confiança: O Senhor Jesus. Olha só o que Jesus disse quando tinha chegado o momento do resgate:

Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. João 17:5

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. - João 3:16


Mesmo sendo Jesus Cristo cheio de glória e honra perante Deus pai, O senhor Jesus se humilhou e veio ao mundo na forma de homem para que, por meio da sua morte, nós tivéssemos acesso à vida eterna.

O qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:6 a 11


Como assim um resgate?

É isso mesmo!

Quem é escravo de satanás faz as coisas e a vontade de satanás. E quem pratica as coisas de satanás, fatalmente morrerá. Se a pessoa quiser ser libertada das garras de satanás ela terá que recorrer ao senhor Jesus, O libertador, O salvador. Não há outro!

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim - João 14:6

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 1 Timóteo 2:5


Como funciona esse resgate?

Antigamente a lei determinava que os sacerdotes sacrificassem cordeiros para que as pessoas tivessem os seus pecados perdoados, mas essa prática era apenas um símbolo do Verdadeiro Sacrifício do Cordeiro Perfeito que é Jesus. Somente o sangue de Alguém sem pecado poderia  purificar os homens.

Esse alguém teria que ser oferecido em sacrifício e morrer em nosso lugar para atender a justiça divina. Teria de ser Alguém com poder de vencer a morte. Caso contrário, estaríamos todos condenados a morte eterna.

Ao ver o nosso drama, Deus decide enviar seu Filho Jesus em forma humana para assumir nosso lugar na cruz e morrer por nós.

Vamos pegar como exemplo o vicio do crack. A pessoa vai se drogando, drogando e a cada dia ele vai ficando mais dependente. A pessoa está presa. Se a pessoa não sair daquela situação todos sabem o final dela. Não há saída. É cadeia ou cemitério! A morte!

Deus pai pagou o preço do resgate! E o valor foi altíssimo! Você por acaso ofereceria a vida do seu filho por uma pessoa que vive se drogando, que rouba, que mente, que calunia, que faz fofocas, que trai... Talvez por uma pessoa legal, simpática e obediente você levasse em consideração a questão. E por um idólatra?... E por uma pessoa que te odeia e diz que você é belzebu?...E por um estuprador?...E por um assassino?

Pois é!

Foi isso que Deus pai fez! Ele pagou o preço pelo resgate do homem pecador. Mesmo este cometendo todo tipo de desobediência e maldade. Agora, pela graça e misericórdia do Nosso Senhor Jesus, o assassino, o idólatra, o pedófilo, o viciado, o ladrão, o estuprador, o mentiroso já não têm mais que morrer por causa das suas transgressões.  
Hoje, para o pecador receber o perdão de Deus basta crer em Jesus Cristo, se arrepender, e pedir perdão dos pecados. Desta forma, o castigo (A morte), que eles deveriam receber como prêmio pela desobediência, alguém já pagou e morreu por eles:

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. Isaías 53:4 a 7



Como sair da prisão?

O homem não consegue sair sozinho das arapucas de satanás. Ele necessita da misericórdia de Deus para deixar essa situação.  

Para ser liberto das garras de satanás o homem deve humilhar-se, arrepender-se de seus pecados e clamar a Deus, pois ele é misericordioso e conhece todos os nossos pensamentos:

 
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; - Salmos 139:23
Quando o homem clamar Deus ouvirá o seu clamor e o conduzirá até O libertador e  Salvador, O Senhor Jesus.

Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. Jeremias 33:3

Porque ele livra ao necessitado quando clama, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. Salmos 72:12

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia". João 6:44.
"E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido". João 6:65.
para que se cumprisse a palavra que dissera: Dos que me tens dado, nenhum deles perdi.: João 18:9
Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. João 15
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2: 1 e 2


Lembre-se:

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. - João 8:36

Portanto, Como você leu, só há um advogado, um mediador, um libertador e um Salvador: Cristo Jesus que ressurgiu dos mortos e venceu o pecado e a morte.



A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO


Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse. Mateus 16:21

Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; João 11:25

A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e lhe concedeu que se manifestasse, - Atos dos Apóstolos 10:40


Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia; e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito - Mateus 28:6-7


...ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. Porque dele fala Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado; por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e, além disso, a minha carne há de repousar em esperança; pois não deixarás a minha alma no hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; fizeste-me conhecer os caminhos da vida; encher-me-ás de alegria na tua presença.

Irmãos seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que faria sentar sobre o seu trono um dos seus escendentes - prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no hades, nem a sua carne viu a corrupção. Ora, a este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela dextra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,  até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Atos dos Apóstolos 2


A ressurreição de Cristo
Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo.
Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo. Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes. 1 Coríntios 15: 1 a 11
Com Jesus Cristo somos mais que vencedores, pois ele é o nosso libertador e salvador!
A vitória de Jesus Cristo
...um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Por isso foi dito:
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra?  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. Efésios 4
...tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos; e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. Colossenses 2:12 a 15

A ressurreição dos mortos
Ora, se se prega que Cristo foi ressucitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos? Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado.
E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.  E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados.
Porque, se os mortos não são ressuscitados, também Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados. Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima.
Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.
Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.  Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.
Pois se lê: Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
De outra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que então se batizam por eles?
E por que nos expomos também nós a perigos a toda hora? Eu vos declaro, irmãos, pela glória que de vós tenho em Cristo Jesus nosso Senhor, que morro todos os dias.
Se, como homem, combati em Éfeso com as feras, que me aproveita isso? Se os mortos não são ressuscitados, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos.
Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes. Acordai para a justiça e não pequeis mais; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. 1 Coríntios 15:12 a 34
Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. - 1 Coríntios 15:57
Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. - Tiago 1:12
E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória. - 1 Pedro 5:4

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog