A videira e os ramos – mensagem evangélica da palavra de Deus


1 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
3 Vocês já estão limpos, pela palavra que tenho falado.
4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim.
5 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. - João 15:1 a 6


Se o ramo não permanecer na árvore mestre não tem como o ramo viver sozinho. O ramo sem a árvore mestre não é nada. Por outro lado o ramo ligado a árvore mestre é um ramo bem nutrido, exuberante e muito promissor.

O ramo não pode ter vida sozinho porque ele não tem raiz. Ele não tem a vida em si mesmo. Só á árvore mestre tem as raízes profundas que são capazes de buscar a seiva da vida.

Mas existe um tipo de ramo que, mesmo ele estando na árvore, ele não dá flor e nem fruto. Ele é como uma planta parasita. Embora seja um ramo muito viçoso e bonito, ele acaba ocupando o lugar de outro ramo que pode ser muito mais produtivo do que ele.

Quando o Agricultor percebe que existe um ramo com esse tipo de comportamento Ele pensa:

“Esse ano esse belo ramo não produziu nada. Foi um inverno rigoroso. Fez muito calor no verão. Quem sabe no ano que vem ele dê alguns bons frutos. Vamos esperar. Vamos dar-lhe outra chance”

Depois de passar outro ano e nada do ramo produzir frutos, o Agricultor olha novamente e, como Ele é um Agricultor paciente, Ele novamente pensa consigo mesmo:

“Esse ano novamente esse belo ramo não produziu nada. Teve muitas tempestades. Choveu muito. Deixe-me colocar um pouco mais de adubo e regar. Quem sabe no ano que vem ele nos surpreenda. Vamos dar-lhe uma última chance”

Depois de esperar mais um ano o Agricultor chega e constata que o belo ramo novamente não produziu nada. Olhando melhor Ele viu que o ramo na verdade não estava ligado a árvore mestre.

“Humm! Então é por isso que ele não deu nada. Como será que ele conseguiu se fixar na árvore ao lado? Bem, vou colocá-lo no seu verdadeiro lugar que é ligado aqui na árvore mestre. Tenho certeza que o ano que vem ele vai nos surpreender de verdade”

Dito e feito. Pelo fato de o Agricultor ter mudado o ramo de lugar, no ano seguinte o ramo cresceu e deu tantos frutos que o galho no qual ele tinha se transformado ficou tão pesado a ponto de quase tocar o chão.

Ao ver aquilo o Agricultor ficou muito feliz e satisfeito e comentou:

“Muito bom! Que maravilha meu querido ramo. Que lindos e grandes frutos você produziu. Espero que você tenha aprendido a lição. Fique aí onde eu te coloquei. Aí é o seu lugar. Essa é a sua casa. Lembre-se: sem a árvore mestre que é o Senhor Jesus você não pode produzir ou fazer nada de bom. 


Amém e graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo. 

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog