Os mandamentos de Deus são perfeitos – Salmo 19 – Mensagem evangélica da palavra de Deus.

  
1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.
3 Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz.
4 Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os confins do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,
5 que é qual noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como um herói, a correr a sua carreira.
6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até a outra extremidade deles; e nada se esconde ao seu calor.
7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.
8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.
9 O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos.
10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos.
11 Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa.
12 Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos.
13 Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão.
14 Sejam agradáveis às palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!

Salmo 19


O cosmos é incrível! O espaço sideral vive misteriosamente no mais perfeita equilíbrio e harmonia. Tal perfeição só pode ser obra de um ser superior como o nosso Deus Todo Poderoso, o nosso Senhor que é o único e soberano criador de todo universo.

Da mesma forma que o gigantesco universo é profundamente desconhecido para nós, assim também são desconhecidos os infinitos mistérios do nosso Deus. Entretanto, alguns desses mistérios o nosso Deus fez questão de revelar os seus amados para que estes possam ter paz, prosperidade, alegria e  a plenitude da verdadeira felicidade.

Muitos dos mistérios que o nosso Deus fez questão de nos revelar estão contidos nesse maravilhoso texto que acabamos de ler.

Muitos de nós algum dia já nos perguntamos como podemos:

Ter a verdadeira paz de espirito;
Ser muito mais alegre e feliz;
Ter um coração realmente puro;
Ter os olhos mais inocentes;
Ter a verdadeira sabedoria;
Ser mais Inteligente;
Ter a verdadeira Prosperidade;
Gozar de excelente saúde

O nosso Deus nos deixou essa grande revelação de que podemos ter todos esses nossos desejos realizados. Entretanto, para que isso seja um fato nas nossas vidas nós devemos seguir com fidelidade as orientações que o nosso Senhor nos deixou.

A Santíssima Trindade está sempre nos orientando no sentido de que, se quisermos ter nas nossas vidas as bênçãos e os benefícios acima relacionados devemos fazer duas coisas muito simples. A primeira é ouvirmos atentamente as palavras do nosso Deus e a segunda é colocarmos elas em prática.

E que palavras e ensinamentos tão valiosos são esses?

São os mandamentos que o nosso Deus, e que o Senhor Jesus Cristo nos deixaram.

Vamos recordar os dez mandamentos estão em Êxodo 20. São eles:

Deus pronunciou todas estas palavras, dizendo:

1 - Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.  Não terás outros deuses diante de mim.

Deus no seu infinito amor pelo homem, jamais o deixa desamparado. Ele  sempre vem em seu socorro. O que Ele espera do homem é que esse aja sempre om justiça, que o reconheça como sendo o seu Senhor, e tenha para com Ele um coração verdadeiramente grato e fiel.

É Transgressão gravíssima contra Deus quando o homem não reconhece a Deus como sendo o seu Senhor e criador, o que dirá então quando este da à glória Dele a quem não é de direito. A quem não merece. Portanto! Honrai, louvai e bendizei unicamente o maravilhoso nome do Senhor.

2 - Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Esse mistério da fidelidade é tão grande e importante que Deus novamente ordena que o homem não dê glórias, honras e louvores a ninguém, pois somente ele é o Soberano Senhor do Universo. Isso Ele não faz somente por querer a atenção somente para si e sim porque Ele sabe que a felicidade do homem reside e passa somente por Ele e mais ninguém. Ele nos diz isso somente por amor a cada um de nós. Nós não fazemos a mesma coisa com os nossos filhos e animais de estimação.

O Senhor nos adverte que não façamos ou que não tenhamos em casa e em lugar nenhum, figura  ou imagem esculpida com  o objetivo de representá-lo, pois Deus é um espírito. Sendo Ele um Espírito, Ele deve ser adorado unicamente em Espírito e verdade.

Esse tipo de coisa é um erro gravíssimo diante de Deus. Na Bíblia muitas vezes podemos ver o quanto Deus fica triste e magoado quando alguém da à glória dEle para outra pessoa. Seja ela quem for, pois Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (Timóteo Cap. 2 – v. 5 a 6.). E também não há outro nome na terra e nem no céu que o homem deva usar para invocar o nome do Deus Todo Poderoso. (Filipenses Cap.  2 – v. 7 a 11)

Deus deixa bem claro que, quando o homem muda a glória Dele, Ele fica muito decepcionado e triste com esse ato de injustiça e infidelidade. Deus é Fiel! E você? Você é Fiel a Ele? O Senhor nos diz que, para os filhos que são fiéis Ele usa de misericórdia sempre.

 3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

Deus nos pede que tenhamos reverência total para com o seu nome. Jamais devemos usar o nome do nosso Deus de maneira leviana.

4 - Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

O dia de sábado deve ser respeitado e ser vivido com o propósito de dar glórias, honras e louvores ao Senhor Soberano, ir à igreja, meditar nas suas palavras, fazer obras assistências, ajudar os pobres, e levar o seu Santo nome a todas as pessoas que ainda não o conhecem. Não devemos trabalhar e ficar correndo atrás do dinheiro, e sim da sabedoria e da intimidade maior com o nosso Deus. Foi para isso que Ele nos deu esse dia de descanso.

É muito importante observar que Deus falou Sábado e não Domingo. Portanto o dia do Senhor é Sábado e não o Domingo. Quando você dá uma ordem para que alguém vire a direita (onde está o verdadeiro caminho) e essa pessoa vira à esquerda (onde está o caminho falso) o que você faz? Você fica feliz com isso ou você procura orientar e corrigir tal pessoa?

Ele manda que se faça assim para que o homem seja abençoado, para que ele tenha a sabedoria e proteção divina e venha a lidar melhor com as dificuldades da vida. Deus sabe que o homem é fraco e pecador por natureza e que, somente com o seu auxilio esse poderá vencer os grandes e muitos desafios da vida cotidiana.

Deus quer nos abençoar e isto só é possível se nos colocarmos na sua presença, se entrarmos em contato com o seu coração através da sua palavra e da sua companhia divina.

5 - Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Ninguém terá uma vida feliz se não honrar seu pai e sua mãe. Se o homem e a mulher não aprenderem a valorizar aqueles que os geraram aqui na terra, como poderiam esses respeitarem o Senhor supremo da criação.
É por isso que ele adverte que os nossos genitores são dignos de toda honra e respeito por parte dos seus filhos, e que isto será de fundamental importância para que tenhamos uma vida feliz e duradoura. 

6 - Não matarás.

Não atentar em nada contra a própria vida e nem contra a vida do próximo. Não matar a fé, não matar a emoção, não matar o sentimento, não matar a amizade e não matar dentro de si, o amor ao próximo.

7 - Não adulterarás.

O nosso primeiro ato de fidelidade deve ser sempre para com o nosso Deus o reconhecendo sempre como o nosso Único, Soberano, Poderoso e Suficiente Senhor e somente a Ele prestar culto.

Não ter nenhuma imagem de Deus, pois Deus é um Espírito;
Não prestar culto a homem nenhum;
Não glorificar nada que não seja o próprio Deus;
Não trair a confiança de Deus;
Não trair a confiança da esposa;
Não trair a confiança do marido;
Não trair a confiança dos filhos;
Não trair a confiança da família;
Não trair a confiança do patrão e
Não trair a amizade daquele que depositou toda a confiança dele em você.


8 - Não furtarás.

Não roubar nada de ninguém.

9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Não mentir jamais, principalmente quando for atentar contra a dignidade ou contra a vida do próximo.

10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Não ter inveja;
Não ter ciúmes;
Não desejar nada que não seja seu;
Não desejar a mulher do próximo;
Não desejar o homem da próxima;
Não desejar o carro do próximo;
Não desejar o cargo do próximo e
Não desejar a casa do próximo.

E não podemos nos esquecer do que nos ensinou o nosso Senhor Jesus Cristo:

Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. … Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.” - João 14:15, 23

Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei. –  Tiago 2:10 e 11

Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. - João 13:34

A palavra de Deus nos revela que os mandamentos dEle devem ser para nós mais desejáveis do que o mais fino e precioso ouro. Isso não são somente palavras bonitas. Por mais força e poder que o homem ou mulher possam ter, nessa vida, se eles não tiverem a sábia orientação e o necessário controle do nosso Deus todo poderoso, todas as suas obras serão em vão.

Amém e graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.


Salmo 19 - Cid Moreira







COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog