Quem é o Espírito Santo de Deus – Mensagem evangélica



26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.

Romanos 8:26 e 27


Existem momentos nas nossas vidas que, de tantos problemas, dores e sofrimentos que passamos já não temos nem mesmo força e inspiração para orar a Deus. Independente do que possa estar acontecendo nas nossas vidas jamais podemos nos esquecer que sempre podemos contar com a ajuda do Espírito Santo de Deus. Ele é o nosso grande auxiliador.

Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. - João 4: 23 e 24

Quem é o Espírito Santo de Deus?

O nosso Deus é um Espírito. O nosso Senhor Jesus Cristo foi concebido pelo Espírito Santo de Deus. O Pai e o Senhor Jesus são um só. Pode até parecer estranho e meio confuso, mas estamos falando de três pessoas que ao mesmo tempo são uma só.

Essa pessoa sempre existiu. Essa pessoa criou todo o universo. Ela existe hoje e existirá sempre. Essa pessoa tem o poder sobre a vida e sobre a morte, Ela não conhece impossível, Ela está em todos os lugares, Ela conhece todas as coisas e Ela tem poder para fazer e desfazer qualquer coisa.

Estamos falando do Deus uno e trino. Estamos falando da Santíssima Trindade.

Porque é assim?

Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. 1 Coríntios 2:11

Não sei. Ninguém sabe. Só o Senhor é quem sabe. O Apóstolo Paulo nos ensina um pouco sobre esse grande mistério do Espírito Santo de Deus:


6 Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada;
7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória;
8 a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.
9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.
11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
16 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. - 1 Coríntios 2:6 a 16


Como podemos ver o Espírito Santo de Deus tem o poder para esquadrinhar e sondar os lugares mais íntimos do nosso Deus de amor. É por isso que, no nome poderoso do Senhor Jesus Cristo, nós podemos contar sempre com o oportuno e poderoso auxilio dEle.



Existe uma condição para que possamos receber o Espírito Santo de Deus?

Sim, existe uma condição muito básica. A pessoa que deseja receber o Espírito Santo de Deus na sua vida deve, com toda sinceridade e vontade, desejar recebê-lo.
Entretanto, o desejar ardentemente não é tudo. É necessário que a pessoa se santifique, é necessário que a pessoa abandone os maus pensamentos o pecado e a má conduta. É necessário amar a Deus. É necessário obedecer à palavra e os mandamentos do nosso Deus e Senhor.

Eu acredito que quem, verdadeiramente, ama a Deus:

Não rouba;
Não mente;
Não mata;
Não adultera, não trai;
Não tem inveja;
Não deseja o que é do outro;
Não maltrata e nem abandona a sua mãe ou o seu pai;

Que ama a Deus guarda o verdadeiro dia do Senhor, o sábado, e não o domingo, que foi um dia estipulado por homens e que é contrário aos mandamentos do nosso Deus. Obedecer é obedecer. Está na palavra de Deus. Sendo assim, o mínimo que devemos fazer é, com amor e obediência, cumprir fielmente o que está escrito na palavra de Deus.

É por isso que, quem verdadeiramente ama a Deus obedece aos seus mandamentos. A palavra de Deus nos diz que ao obedecer aos mandamentos e as palavras de Deus o Senhor Jesus Cristo intervirá por nós e pedirá a Deus Pai que Ele envie para a nossa vida o Seu Santo Espírito. Não podemos nos esquecer que o Senhor Jesus Cristo é o nosso único e verdadeiro mediador. Só Ele tem esse poder e mais ninguém. Foi o sangue do Senhor Jesus Cristo quem fez essa nova aliança entre nós e o nosso Deus.


15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.
17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
24 Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.
25 Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco.
26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.

João 14:15 a 28



O que temos que fazer para receber o Espírito Santo de Deus?

Simplesmente temos que pedir. É isso mesmo! Basta que peçamos.

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Lucas 11:13

E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. Atos dos Apóstolos 5:32


O nosso Deus envia o seu Espírito Santo a todas as pessoas que desejam com sinceridade alcançarem uma mudança verdadeira nas suas vidas. Quem quer uma vida nova busca coisas novas. Quem deseja se santificar procura se aproximar de Deus ouvindo a maravilhosa palavra dEle, o glorificando e o adorando o seu Santo nome. Isso é justiça dEle.

Fazendo isso o Senhor envia o seu Espírito Santo para a vida dos seus filhos para que Ele, o Espírito Santo, faça a maravilhosa obra de libertação e de restauração que só Ele pode fazer.


Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Atos dos Apóstolos 10:44
 
Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; Atos dos Apóstolos 10:45

Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? - 1 Coríntios 6:19


Concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. Atos dos Apóstolos 10:38

O Pai, O Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus sempre estarão conosco eternamente:
Ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.  - Mateus 28:20

Queridos! É isso. Se algum dia estivermos passando por alguma situação onde não tivermos nem mesmo forças para orar não devemos ter medo e nem receio. Devemos sem demora clamar ao nosso Deus e Pai que, no nome do Senhor Jesus Cristo ele envie para as nossas vidas o seu Divino Espírito Santo para que Ele ore em nós, para que Ele ore para nós, pois ninguém melhor do que o próprio Espírito Santo de Deus para saber o que devemos pedir, como devemos orar e, principalmente, como devemos agradecer ao nosso Deus todo poderoso.

Amém e graças a Deus. Fique na paz do senhor Jesus Cristo de Deus.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog