Como entender a Palavra de Deus - Mensagens da Palavra de Deus

Como entender a palavra de Deus?

Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.
Ele, porém, lhes disse:
Por que estais perturbados? e por que surgem dúvidas em vossos corações?
Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.
Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus:
Tendes aqui alguma coisa que comer?
Então lhe deram um pedaço de peixe assado,  o qual ele tomou e comeu diante deles. Depois lhe disse:
São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes:
Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos;  e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.  Vós sois testemunhas destas coisas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. – Lucas 24:36 a 49


Como a Bíblia Sagrada é um livro inspirado pelo Espírito Santo de Deus fica fácil compreender que, para que possamos ter uma perfeita compressão dos seus escritos e ensinamentos, é necessário que o próprio Deus abra o entendimento para todos que desejam conhecer mais dEle.

Jesus antes de morrer tinha dito aos seus discípulos:  

Tomando Jesus consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém e se cumprirá no filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; pois será entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; e depois de o açoitarem, o matarão; e ao terceiro dia ressurgirá. Mas eles não entenderam nada disso; essas palavras lhes eram obscuras, e não percebiam o que lhes dizia. - Lucas 18:31 a 34

Há outras Escrituras que testificam como os próprios discípulos não entendiam perfeitamente o que o Senhor Jesus Cristo falava com eles, principalmente a respeito da morte e da ressurreição dEle:

 Os seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio - João 12:16

 Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que não compreendessem - Lucas 9:45

 Mas eles não entendiam esta palavra - Marcos 9:32

Notai que os discípulos, embora tivessem crido que Jesus era o Cristo. O Filho de Deus, e que Ele realmente vinha do Pai, eles não haviam compreendido ainda as coisas que Moisés e os profetas tinham dito a respeito dEle, isto é, que Ele devia sofrer e ressuscitar dos mortos.

Mas como era possível que homens que tinham crido nEle com aquela fé, ainda não entendessem as coisas ditas por Ele? A razão disso é que aquelas Escrituras para Eles estavam como que encobertas por um véu e por isso era-lhes impossível compreendê-las. Eles somente as compreenderam depois que Jesus ressuscitou, na verdade, foi então nessa altura que o Senhor lhes abriu o entendimento para que eles pudessem enfim compreendê-las conforme está escrito:

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas, e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras - Lucas 24:44-45

Foi então nesta altura que eles "se lembraram de que isto estava escrito dEle" - João 12:16, e do que os Judeus lhe tinham feito.

Tudo isto nos mostra que, para compreender as Escrituras que falam de Jesus Cristo não é suficiente lê-las ou ouvi-las, porque é necessário também que o próprio Senhor abra o entendimento para que possamos compreendê-las, como fez com os seus discípulos quando lhes apareceu.

Portanto, da mesma forma que o Senhor fez com que os seus discípulos compreendessem as Escrituras abrindo-lhes o entendimento, hoje, Ele pode fazer a mesma coisa por todas as pessoas  que assim desejarem. Para isso basta pedir ao nosso Deus, que no nome do Senhor Jesus Cristo Ele envie para as nossas vidas o seu Grande professor, o seu maravilhoso e revelador Espírito Santo. Ele é o nosso Excelente mestre e doutor.  

Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir - João 16:12 e 13

E ainda:

 Esse vos ensinará todas as coisas..- João 14:26

Destas palavras emerge que Jesus enviou o Espírito Santo para nos ensinar todas as coisas e para nos guiar pelos caminhos da verdadeira revelação da palavra de Deus. 

Jesus um dia exultou pelo Espírito e disse:

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve - Lucas 10:21

Nós também reconhecemos que Deus revela as coisas relativas ao reino de Deus aos que mudam e se tornam como crianças pequenas e inocentes, mas as esconde aos que são muito estudados e se acham sábios e inteligentes. E nós, pela graça de Deus, estamos justamente entre as criancinhas às quais Deus revelou o seu Filho e as coisas relativas ao seu reino, e por isso o louvamos; sim, o louvamos porque reconhecemos ter chegado ao conhecimento da verdade porque Deus nos deu o entendimento que nenhum homem sobre a face da terra nos teria podido dar.

Nós podiamos ter ouvido mesmo o melhor orador, o homem mais eloquente em expor as coisas relativas ao reino de Deus, mas se não fosse pela intervenção sobrenatural de Deus nós jamais teriamos compreendido o que na realidade é tão simples, mas que, infelizmente, muitos sobre a terra têm feito ficar tão difícil usando de discursos e palavras mais complicadas que o necessário. 


O nosso Deus é simples e a sua palavra também é.

O Apóstolo Paulo disse a Timóteo:

Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo - 2 Timóteo 2:7

Portanto, o Apóstolo Paulo acreditava que seria o próprio Senhor quem seria o responsável em fazer com que Timóteo pudesse entender as palavras que ele lhe havia escrito, não uma categoria de crentes em qualquer parte do mundo com o poder de interpretar corretamente as coisas que ele lhe escrevia, mas o próprio Senhor.

O Apóstolo Paulo disse aos Filipenses:

Pelo que todos quantos já somos perfeitos maduros, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará- Filipenses 3:15

Nestas palavras o Apóstolo Paulo expressa a sua confiança que, se os santos de Filipos não compreendessem ainda alguma coisa o Senhor lhes haveria de fazer entender, revelando-a a eles. Haveis notado? Nestas duas passagens das Escrituras, está posta em evidência a poderosa obra de compreensão operada por Deus nos crentes.

O Apóstolo João escreveu:

E a unção, que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis - 1 João 2:27

Como podeis ver O Apóstolo João acreditava que era a unção que os crentes receberam do Senhor que lhes ensinava todas as coisas, e não somente por meio de um doutor ou outro homem mais letrado. As palavras do Apóstolo não fazem mais do que confirmar as palavras que Jesus disse aos seus discípulos quando lhes prometeu o Espírito Santo:

Esse vos ensinará todas as coisas - João 14:26

É bom, porém fazer uma ponderação neste ponto; o fato de a unção do Espírito Santo de Deus nos ensinar todas as coisas não significa que nós não tenhamos necessidade dos ministros de Deus, porque de outra forma a Escritura se contradiria dado que ela afirma que Deus constituiu na sua Igreja, os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores, os doutores para o aperfeiçoamento dos santos e para a edificação do corpo de Cristo (cfr. Ef. 4:11,12). 

Repito este conceito nestes termos: João com estas palavras não quis dizer que os crentes, porque receberam a unção do Espírito Santo não têm necessidade de serem instruídos por ninguém porque o Apóstolo Lucas diz:

 "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra... E eram perseverantes em atender ao ensinamento dos apóstolos" (Atos 2:41,42), e também Paulo permaneceu em Corinto "um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus" (Atos 18:11); e porque Paulo disse a Timóteo: "Manda estas coisas e ensina-as " (1 Tim. 4:11), e a Tito: "Fala disto, e exorta..." (Tito 2:15). 

O Apóstolo João quis somente dizer que nós conhecemos a verdade e que não temos necessidade de nos entregarmos somente aqueles ensinos pessoais e contraditórios que muitos ensinam em torno de Jesus. Atualmente devemos nos resguardar dos muitos impostores e falsos profetas que andam por ai ensinando filosofias e doutrinas que não tem nada a ver com a verdadeira e única Palavra de Deus.

Portanto, concluindo: embora a unção do Espírito Santo de Deus nos ensine tudo, da mesma forma que recebemos devemos dar de graça aqueles que tiverem necessidade de aprender mais sobre o nosso Deus Poderoso.

Os que instruem e os que são instruídos tenham sempre bem em mente estas palavras do Apóstolo  Paulo para Timóteo:

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (1 Tim. 4:16).

Notai na realidade como a salvação é assegurada seja ao ministro que persevera em servir de exemplo aos crentes e lhes ensina a sã doutrina, seja aos que ouvem o seu ensinamento e o põem em prática.

O apóstolo Paulo disse aos Coríntios:

 "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2 Cor. 4:3,4).

Hoje, pela graça de Deus, possuímos além dos Escrituras do Antigo Testamento que falam de Jesus, também os testemunhos escritos dos Apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João que falam de maneira clara do nascimento de Jesus, da sua vida, dos seus ensinamentos e das suas obras poderosas, da sua morte e ressurreição.

No entanto, muitos dos que lêem e ouvem o Evangelho escrito por estes homens não o entendem de todo. Infelizmente o Evangelho ainda está encoberto para eles. Porque  está encoberto? Porque essas pessoas não conseguem compreender a mensagem do Evangelho? O motivo é porque essas pessoas têm os seus entendimentos cegados pelo pecado e pelas densas trevas que o pecado trás para a vida delas. É por isso não podem ver a luz que o Evangelho de Deus emite.

O que é necessário fazer para serem salvos está claramente escrito, mas para eles é obscuridade profunda. E por que isto ocorre? Porque o Evangelho foi pelo seu magistério ofuscado com a tradição, de maneira que aquilo que é luz, para eles é trevas; e quão grandes são estas trevas! Como os Judeus que fazem a leitura do Antigo Testamento têm um véu preso sobre os seus corações que os impede de reconhecer que as Escrituras proféticas se cumpriram em Jesus de Nazaré, assim hoje multidões de homens que lêem ou ouvem o Evangelho ainda têm os seus entendimentos obtusos. Eles estão no caminho da perdição e enquanto não se arrependerem e não crerem com o coração no que lêem ou ouvem não poderão compreender o Evangelho. Como podeis ver se chega a compreender o Evangelho a   seguir a uma iluminação operada por Deus, por isso rejeitamos a doutrina que afirma que uma particular classe de pessoas tenha o poder de fazer compreender as palavras do Evangelho.

Para concluir; existem dois tipos de pessoas sobre a terra; aquelas que entenderam a Escritura porque se humilharam diante de Deus e o Senhor abriu-lhes o entendimento para entendê-la e continuam a entendê-la corretamente porque o Espírito de Deus as guia; e aquelas que jazem nas trevas com o entendimento obtuso porque recusam humilhar-se diante de Deus e preferem dar antes ouvidos aos preceitos humanos do que àqueles de Deus, tão claramente escritos.

Uma última observação: Vejam só que interessante essas palavras:

 Mas em particular explicava tudo a seus discípulos. Marcos 4:34

Como que o Senhor Jesus explica tudo para os seus discípulos?

Em particular! Isso mesmo! Numa conversa mais íntima. Num momento de maior relacionamento entre ambos.


Amém e Graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog