A história do Rei Asa - Mensagens Evangelicas da Palavra de Deus

A história do Rei Asa - Com o Senhor tudo! Sem o Senhor só confusão e derrota.


2 Crônicas Capítulo de 14 a 16


O rei Asa foi um soberano que encontrou muita graça diante do Senhor nosso Deus porque ele o amou e lhe era muito fiel. Asa destruiu os ídolos e fez com que o povo voltasse o  coração deles totalmente para o reconhecimento e para a adoração ao único e poderoso Deus Altíssimo.

O rei Asa não poupou ninguém de andar nos caminhos do Senhor. Ele não deixou de repreender nem mesmo a sua mãe, pois ela também era idólatra e adorava aos falsos deuses. Por causa da fidelidade, sinceridade e da obediência aos seus mandamentos o nosso Deus e Pai agradou-se muito dele e, de forma maravilhosa o abençoou, e o fez prosperar em todos os seus empreendimentos.  

Um episódio que nos chama muito a atenção, é o procedimento que o abençoado rei teve quando da iminente batalha com os fortes etíopes. Mesmo estando em grande desvantagem de homens e de armas ele, com muita fé, foi para a batalha confiando apenas na Força e no Poder do Senhor dos Exércitos. O resultado de tanta fé e perseverança é que o Senhor lhe deu uma extraordinária vitória.

Antes de ir para a batalha o rei Asa orou e clamou ao Senhor dizendo:

Ó Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força. Acuda-nos, pois, o Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. Ó Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. 2 Cronicas 14:11

Pela confiança, pela oração e pelo clamor do rei podemos facilmente observar o quanto esse homem era fiel e confiava nos Poder, e na Força do Senhor dos Exércitos, o nosso Senhor da Vitória.

No entanto, a jornada com o Senhor Jesus requer constância e perseverança. Não podemos nos acomodar ou desanimar na caminhada. Os problemas e dificuldades sempre haverão de aparecer e, quando as adversidades aparecerem jamais podemos nos esquecer de que, primeiramente, devemos contar com a Força, e com o Poder do Senhor nas nossas vidas. Somente depois de pedirmos a intercessão do nosso Deus é que devemos contar com as coisas, e pessoas do mundo.

Não foi exatamente isso o que aconteceu com o rei Asa. Não se sabe o que teria acontecido ao soberano para que ele tivesse desanimado de caminhar com fé e fidelidade  com Deus, pois se percebe pelos relatos bíblicos que num determinado momento o rei Asa acabou se deixando abater e se esqueceu do mesmo Senhor que já lhe havia dado tantas e tantas vitórias. Devido ao afastamento do monarca, as coisas começaram a ficar complicadas tanto para ele, o rei, quanto para o povo que ele comandava.

Embora os homens de Deus tenham tentado adverti-lo a respeito da importância de  continuar perseverando na fidelidade e na aliança com o Senhor, isso não foi o suficiente para que o rei permanecesse firme na fé, e na Força e no Poder de Deus.

Não nos é revelado sobre o que teria acontecido ao rei para que ele tivesse entrado em tão grande desânimo. Não se sabe se foi uma frustração, uma decepção ou uma mágoa que causaram tamanho desgosto ao rei a ponto de fazer com que ele se esquecesse do seu Amado Senhor. O desânimo e a frustração do rei foram tamanhas que nem mesmo diante de uma enfermidade o rei não voltou o seu coração para o nosso Deus e ele preferiu novamente confiar somente nos homens.

Tal distanciamento do Senhor fez com que o reinado do rei Asa no final da sua vida não apresentasse o incrível e impressionante brilho e desempenho que pôde ser visto no seu inicio tão brilhante.  

Uma particularidade sobre a história do rei Asa deve ficar gravada nos nossos corações: foram as Palavras que o Senhor dirigiu a Ele e que servem também para a nossa vida e caminhada ao lado do nosso Senhor:

Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, o achareis; mas se o deixardes, ele vos deixará. 2 crônicas 15:2

Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa. 2 crônicas 15:7

Quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele. 2 crônicas 16:


Amém e Graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo 


Cantor: Nani Azevedo - Deus é fiel



COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog