O Grande Conflito - Mensagens Evangélicas da Palavra de Deus

O Bom combate
A derradeira luta
A batalha mais valiosa
Mais que vencedores
O grande conflito
A maior e melhor conquista do homem

Quem é que não gosta de assistir um bom filme na TV. Quando eu era mais jovem eu gostava muito de assistir aqueles filmes de mocinho e bandido.  Tinha dias em que nós nos divertíamos assistindo a um filme de aventura na África ou então algum filme de guerra podia ser espacial ou não. A minha mãe fazia aquela bacia de pipoca e assim eu e meus irmãos passávamos à tarde toda nos divertindo com as aventuras dos nossos heróis da televisão.

É claro que depois que eu conheci o Senhor Jesus Cristo o meu gosto pelos filmes ficou muito mais restrito. Não só os filmes, o meu conceito de herói também mudou bastante. Entretanto uma coisa não mudou muito de lá para cá. Ao contrário, infelizmente, piorou bastante: foi à batalha entre o bem e o mal.

O Apóstolo Paulo também comentou sobre um combate semelhante:

5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
6 Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo.
7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

2 Timóteo 4

Um trecho em especial nos chama a atenção:


7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. - 2 Timóteo 4


Alguém por acaso conhece algum combate que seja bom? Os combates geralmente são muito agressivos, violentos e mortais. Portanto, de bom eles não têm absolutamente nada. Daí pode-se concluir que o Apóstolo Paulo estava querendo referir-se a outro tipo de combate. E que combate seria esse? Seria o combate entre o bem e o mal? Talvez. Vamos ver.


14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.
16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.
19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.
22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros.
24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

Romanos 7:14-25


Quando paramos para pensar um pouco mais sobre o assunto logo nos vem à mente que ele só poderia estar falando do grande combate. Grande combate? Qual combate é esse?

Sim o grande combate das nossas vidas. Esse combate é o resultado de uma guerra constante, sem tréguas e nem descanso, ela ocorre diariamente dentro de nós mesmos. Os combatentes desse longo conflito somos nós contra nós mesmos. É o combate entre a nossa carne e o nosso espírito. É o combate que ocorre entre o nosso homem velho que insiste em não ir embora e entre o homem novo que ainda não é ainda tão forte na fé e nem na perseverança. Esse é o bom combate.

Ele é chamado assim porque é um combate onde o vencedor já é conhecido. Embora o vencedor, o homem novo e restaurado pelo Senhor Jesus Cristo, seja conhecido ele ainda não tem a posse dessa vitória e sim a promessa da certeza dela. A garantia de ser o vencedor dessa batalha está diretamente relacionada com aplicação, com a fidelidade e com a perseverança do combatente. É isso que fará ele tomar posse da coroa da justiça dele ao lado do Senhor da Glória.

O homem velho, muito acostumado com o território perdido, não se entrega com facilidade. Ele fica sempre esperando algum deslize ou oportunidade para se animar. Assim que ele percebe alguma oportunidade ou incentivo da nossa parte ele se fortifica e reage. Depois, motivado, o homem velho tenta a todo custo tomar as antigas posições perdidas.   

Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8

Por isso devemos ficar atentos a tudo o que pensamos, para onde olhamos, com quem andamos e sobre o que falamos para que não possamos dar ao nosso inimigo oportunidade para que ele, embora derrotado, se fortaleça e se motive a nos atacar novamente.   

2 Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo.
3 Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo.
4 Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro.
5 Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia.
6 A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.
7 Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano;
8 mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal.
9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
10 Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convêm, meus irmãos, que se faça assim.
11 Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?
12 Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce.

Tiago 3:2-12



Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7


Essa vigilância e combate são constantes. Não há descanso. Nós podemos até descansar no Senhor Jesus Cristo, mas o inimigo das nossas almas é incansável. O próprio Senhor Jesus Cristo nos alertou sobre o perigo que corremos quando  somos relaxados espiritualmente:

43 Ora, havendo o espírito imundo saido do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.
44 Então diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, chegando, acha-a desocupada, varrida e adornada.
45 Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. Assim há de acontecer também a esta geração perversa.

Mateus 12:43-54


O grande vencedor, o verdadeiro herói é, a exemplo do Apóstolo Paulo, aquele homem ou mulher que se aplica diariamente no combate à velha criatura que habita dentro de cada um de nós. A palavra de Deus nos orienta nesse sentido nos ensinando que a conquista, o controle, o domínio da nossa alma a favor do Senhor Jesus Cristo é a nossa maior e melhor conquista que podemos realizar nesta vida.  

28 Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito. - Provérbios 25:28


32 Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade. - Provérbios 16:32

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:33 a 39
Portanto, se quisermos realmente sermos mais que vencedores, se quisermos vencer essa batalha e conquistar a nossa coroa da vitória devemos nos fortalecer com as nossas melhores armas: a Palavra de Deus e com o escudo maravilhoso da nossa fé no Deus Pai, no Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo de Deus.
Amém e graças a Deus.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog