Dízimos e Ofertas - Mensagens Evangélicas da Palavra de Deus
















7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes.
Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós diz o Senhor dos exércitos. Mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.
12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.
13 As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?
14 Vós tendes dito: lnútil é servir a Deus. Que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos exércitos?
15 Ora pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam; sim, eles tentam a Deus, e escapam.
16 Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome.
17 E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

Malaquias 3:7 a 18

Não importa qual seja a área, a ocasião e nem o lugar, quando chega na parte do dinheiro muita gente torce o nariz e aí a coisa muda de figura.

Quando Deus nos diz que devemos devolver a Ele os dízimos e ofertas Ele está na verdade se referindo as primícias das nossas vidas. Se voltássemos alguns séculos atrás poderíamos ver que muitas pessoas nem tinham dinheiro, o que elas tinham era somente o fruto do trabalho delas: os animais, os mantimentos e outros produtos de origem animal ou vegetal que eram produzidos por todos os componentes das família  nas pequenas propriedades rurais.

É isso que Deus está querendo nos dizer. Ele está justamente nos dizendo que devemos devolver as primícias, a primeira parte do nosso trabalho para Ele. É aí que alguns dizem:

Deus não precisa de dinheiro!

Claro que não!  Mas a obra de Deus aqui na terra precisa.  Se Deus fez o sistema funcionar dessa forma Glórias a Deus! É Ele quem sabe de tudo. A nossa parte é cumprir com o nosso dever e devolver ao nosso Deus de amor a primeira parte do nosso trabalho para que a obra do Senhor seja pregada para aqueles que ainda vivem nas sombras da ignorância e escravos do pecado.

Vamos pensar:

Como será que nós conhecemos o Senhor Jesus? Porque ouvimos uma pregação na igreja? Foi quando ouvimos uma Palavra de Deus pela televisão? Foi aquele dia que você estava deprimido e derrotado e ouviu uma Palavra confortadora no rádio? A sua conversão você deve à Dona Maristela que, quando você estava doente, ela te visitou, falou de Jesus e depois te deu uma Bíblia?

Enfim! São tantas e tantas histórias que nos mostram testemunhos maravilhosos de transformação e restauração de vidas por causa da verdadeira pregação do evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.

Quem e como foram impressas as Bíblias? Como foram compradas? Como foi pago o programa no rádio? Quem alimentou o sarcedote? Quem calçou ele? Quem limpou a sua igreja? Quem pagou a conta de luz? Como é que foi paga a tinta que deixou a sua igreja uma benção? 

O pessoal pagou com bananas?

Claro que não! Foi com o abençoado dinheiro do seu dizimo. É pra isso que Ele serve: Para proporcionar os meios adequados para a pregação do evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo e assim alcançar todos aqueles que ainda estão fora das benções e da Graça do nosso Deus e Salvador.

Resumindo: o dizimo é 10% daquilo que você ganha líquido. É 10% daquilo que você vai colocar no seu bolso depois de um mês de trabalho.

Ofertas: oferte para Deus o seu tempo, cestas básicas, produtos e limpeza, alimentos ou outros gêneros de primeira necessidade. Se Deus tocar no seu coração para você dar algum dinheiro então dê.

Lembre-se:

Deus não necessita do seu dinheiro. Ele somente está dando a você o privilégio de participar da obra dEle. você vai querer ficar de fora?

Portanto: Devolva o seu dizimo para o nosso Deus amado e ajude a sua igreja a fazer a obra do Senhor.   

Veja como o nosso Deus é maravilhoso. Embora fosse um direito dEle e nosso dever devolver ao Senhor as primícias do nosso trabalho  Ele ainda nos abençoa por cumprirmos com a nossa obrigação. Ele não nos abençoa exclusivamente por causa dos bens que devolvemos a Ele, e sim, por causa da nossa fidelidade e obediência à sua Palavra e por nosso Temor  e respeito ao nosso Deus e criador.

O nosso Deus de Amor está nos dizendo que ao devolvermos os dízimos e ofertas Ele fica muito feliz não porque estamos dando para Ele coisas importantes para nós e sim por que estamos entregando para Ele as primícias do nosso coração. É isso que acontece nas nossas vidas quando colocamos em primeiro lugar a pregação da Palavra do nosso Amado Deus.

Ora! Prosperidade, plenitude, felicidade e abundância de vida são conseqüências naturais  do nosso relacionamento com Deus.

Mas eu não estou sendo abençoado? Será que Deus não tem se agradado das minhas ofertas?

É possível que sim!


Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.
2 Tornou a dar à luz um filho, a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,
5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?
7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.
8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.

Genesis  4:1 a 8

Deus Pai agradou-se da oferta de Abel não porque ele ofertou de boa vontade e sim porque ele tinha o Temor do Senhor e procurava andar sempre nos caminhos da verdade, da sinceridade e fidelidade de coração. O senhor conhecia o coração de ambos e Deus viu que Caim não tinha um coração bom, verdadeiro e sincero.

Muitos pensam que Deus simplesmente não havia gostado de oferta de Caim e que Ele tinha dado preferência à oferta de Abel. Nada disso. Deus nos disse:

Misericórdia eu quero e não sacrifícios – Mateus 9:13

É isso que Deus Pai deseja de todos nós, que tenhamos piedade, humildade e sinceridade de coração no relacionamento com ele e com os nossos irmãos.

Deus Pai já via no coração do moço Caim um espírito maligno de cobiça, ciúmes e inveja. Por isso Ele falou com Caim que ele deveria dominar aqueles sentimentos ruins, caso contrário aqueles sentimentos malignos trariam para a vida dele grande dor e sofrimento. Dito e feito. Caim foi dominado pelos sentimentos do diabo e acabou matando o seu irmão.

E o nosso coração? Como será que ele tem andado na presença de Deus? Estamos dando, sem resmungar, ao nosso Senhor o que temos de melhor ou estamos entregando a Ele somente os restos e as migalhas das nossas vidas? 

Fique na Paz do Senhor Jesus Cristo. 

Veja também: Dízimos e ofertas II

Cantor: Régis Danese - Música: Tuas primicias

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog