Cuidado com a auto estima elevada - Mensagens Evangélicas da Palavra de Deus

Autoconfiança
Auto-estima
Auto-suficiência
Cuidado com a auto estima elevada.

11 Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Lucas 14:11

O mundo diariamente nos ensina, e não se cansa de dizer, que temos que ter muita confiança em nós, muita atitude e uma auto-estima lá nas nuvens para que possamos ter sucesso e felicidade na vida pessoal, na vida sentimental e, principalmente, na nossa vida profissional. É isso que todos nós ouvimos constantemente.

No mundo de hoje fala-se muito em ser um vencedor. Ser um ganhador. A sociedade procura a todo custo fazer vencedores e não tolera de maneira nenhuma os chamados perdedores. Vencer e chegar em primeiro lugar é o maior e melhor objetivo a ser atingido. Para a cultura de hoje o importante é chegar na frente, não importando muito como isso será feito. O importante é vencer. O que vale mesmo é chegar na frente. Infelizmente, se for necessário, esquecendo-se até mesmo desse negócio de amor fraternal e amor ao próximo porque isso é coisa de gente fraca. Isso é coisa de fracassados e derrotados. É isso que algumas pessoas estão ensinando por aí. 

O Senhor Jesus Cristo nos ensina tudo de maneira muito diferente. Ele diz que devemos nos amar como Ele nos amou. Ele nos ensina que devemos colocar a nossa confiança e esperança somente em Deus, nEle e no Espirito Santo de Deus. Outra coisa que o nosso Senhor Jesus nos ensina é que não devemos de maneira nenhuma nos exaltar nem de boca e nem de coração.

Todo mundo gosta de vencer. Todo mundo gosta de um elogio. Todos  nós esperamos ser reconhecidos. É bom ser laureado por um trabalho bem feito. No entanto, não devemos nos esquecer que, quem realiza toda boa obra nas nossas vidas é nosso Pai, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, e não a nossa  pequena força ou a nossa inexistente inteligência e sabedoria.


Deus nos quer vencedores, pois Ele não nos fez para o desânimo, para a fraqueza de espírito e nem para a derrota, mas o Senhor quer que sejamos verdadeiros vencedores, campeões na humildade, na mansidão, na gentileza, na cordialidade, na caridade, na compreensão, na hospitalidade e, principalmente no amor ao próximo. Isso é tão verdadeiro que Ele disse que para aqueles filhos e filhas que perseverarem em andar e a fazer conforme Ele falou e fez, a estes, Ele disse que daria a Coroa da Vitória. E tem mais. Sabe aonde vamos receber a nossa Coroa? Sabe quem vai nos entregar essa infinita honraria? Isso mesmo! Lá na eternidade a Santíssima Trindade é quem colocará os nossos nomes no livro da vida, será Ela quem irá colocar nas nossas cabeças a merecida coroa e nos elevará ao pódio da vida eterna. 

Por isso devemos tomar cuidado com os objetivos que colocamos nos nossos corações. por isso devemos tomar cuidado com a auto-estima elevada e também com os elogios que recebemos das pessoas. Não devemos nos deixar levar pelos mimos desse mundo. Não devemos colocar os nossos corações nas glórias e recompensas humanas, e sim, devemos agir com humildade, modéstia e cautela diante dos reconhecimentos e elogios que o mundo nos oferece. 

Devemos agir assim para evitar que no nosso reconhecimento e exaltação terrena venhamos a nos esquecer completamente do amor às pessoas e do grande amor que recebemos do grande abençoador das nossas vidas que é o nosso de Senhor Jesus Cristo. Jamais devemos nos esquecer do que disse o Profeta João Batista:

É necessário que ele cresça e que eu diminua. - João 3:30

Dia após dia, vamos usar os nossos dons e talentos para fazer com que o Amor e o Poderoso nome do Senhor Jesus Cristo cresça mais e mais nas mentes, pensamentos, corações e vidas de todos os homens e mulheres que, infelizmente, ainda não o conhecem.

Ao Deus Pai, ao Filho e ao Espírito Santo toda Honra e Glória amém.


COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog