Como superar os problemas e os obstáculos da vida - Palavra de Deus

Algumas vezes na vida nos angustiamos e passamos por adversidades e grandes problemas. Quase sempre não sabemos como agir diante destas situações tão contrárias.

Hoje, vamos aprender algumas coisas muito importantes com um homem de Deus que foi muito abençoado: José do Egito. A história completa desse homem pode ser encontrada na Bíblia em Genesis do capítulo 37 a 50

Porque José do Egito?

Porque José do Egito foi, e ainda é, um grande modelo de comportamento para todos os homens e mulheres do mundo. Algumas lições importantes podemos tirar da história deste  abençoado homem de Deus.

Vamos ver:

Andar com Deus e procurar fazer o bem incomoda os malvados e cruéis deste mundo. O cristão precisa ter em mente que, ao fazer a opção de andar na verdade e ao lado de Deus, como fazia José, com certeza, as perseguições e os problemas haverão de aparecer. Jesus já havia nos ensinado isso e foi justamente por causa dessa perseguição que o nosso Senhor foi morto naquela humilhante cruz.

Os homens e mulheres que andam nos caminhos errados da vida querem eliminar as pessoas que andam nos caminhos do senhor. A pessoa que anda com Deus incomoda os malvados e pecadores por causa da presença e da luz de Deus na vida dela. Quando o cristão está por perto os malvados já não se sentem muito a vontade para praticar o mal e por causa disso eles ficam irados.

Primeira dica:

Devemos andar sempre com Deus e obedecer aos seus mandamentos. Devemos procurar andar pelos caminhos da verdade, da justiça e da fidelidade a Deus. Não devemos ter parte com os malvados e incrédulos. Lembrem-se: Deus não tem parte com o mal.

Vivemos neste mundo e não sabemos os planos de Deus para a nossa vida. Como vivermos aqui estamos sujeitos as coisas do mundo. Nós conhecemos a Palavra de Deus que nos diz que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Mesmo conhecendo a Palavra e exercitando a nossa fé às vezes acontecem algumas coisas que nos abalam e, não é raro pensarmos que Deus nos abandonou.

No entanto, devemos ter sempre na nossa mente e nos nossos corações que, Deus jamais nos abandona. Não importa o nível e nem o tamanho da dificuldade ou problema. O espirito Santo de Deus sempre está ao nosso lado. Basta que oremos e clamemos pela sua presença nas nossas vidas que Ele imediatamente vai nos dar o livramento, a solução e  a restauração de que tanto necessitamos.

Quando José foi jogado naquele buraco e depois vendido pelos próprios irmãos ele tinha todas as razões do mundo para se revoltar e maldizer a Deus. Porém, não foi isso que ele fez.

Mais tarde, já na casa de Potifar, José já tinha superado os momentos difíceis e podemos ver que ele tinha um comportamento firme e positivo diante da vida. Ele era trabalhador, prestativo, fiel, aplicado, obediente, amigo, correto e agradável a Deus. Ao contrário de ficar chorando e se lamentando por causa das adversidades e injustiças da vida, José se apoiou no nosso Deus Poderoso, levantou a cabeça, arregaçou as mangas e, com muita garra e alegria seguiu em frente.


Segunda dica:

Não importa o que tenha acontecido na sua vida. Confie no nosso Deus Poderoso. Deposite nEle toda a sua confiança e esperança. Jamais se deixe abater pelas adversidades e pelos problemas. Nunca solte das mãos amorosas do nosso Deus de Amor. Nos momentos mais difíceis da nossa vida, só Deus poderá nos sustentar, orientar e mostrar o novo caminho a seguir. Não importa o que aconteça, jamais abandone os mandamentos e nem a companhia amorosa do Nosso senhor Jesus Cristo.


Mesmo sempre andando nos caminhos do Senhor estamos sujeitos a nos encontrar com o mal. Pois este mundo é dominado pelo diabo.  Com José não foi diferente. Na casa em que ele trabalhava, a boa conduta e a excelente aparência dele chamaram muito a atenção da esposa do seu senhor.

Essa mulher muitas vezes tentou seduzir José. A esposa de Potifar simboliza muito bem como é que o mal se comporta nesse mundo. Embora a esposa de Potifar tivesse do bom e do melhor ela não estava satisfeita com o que ela tinha.  Por causa da sua cobiça, egoísmo, infidelidade, falta de temor de Deus,  e inveja ela começou a tentar José.

O mal é assim mesmo, ele se apresenta como uma coisa boa e agradável. O pior não é isso. O pior é que o mal é insistente. Ele não desiste. Ele tenta uma vez, duas, três... Quando ele vê que, por determinado caminho não está dando em nada, ele tenta pelo outro. O objetivo do diabo é destruir. Primeiro ele ataca a nossa comunhão com Deus, pois a meta dele é afastar o homem da proteção de Deus, ele sabe muito bem que, sem Deus, o homem não é nada. É uma presa fácil.

José sabia disso. Por isso, mesmo diante da tentação da esposa de Potifar, ele foi firme e fiel aos seus dois Senhores, primeiro a Deus e depois ao seu patrão.


Terceira dica:

Seja sempre fiel a Deus e aos seus mandamentos. Não importa o que venha acontecer. José do Egito nos deixou uma fórmula maravilhosa para que nós possamos resistir às tentações e as investidas do diabo. Ele disse:

Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? – Genesis 39:9

Aqui está uma grande dica para as nossas vidas. Quando o pecado quiser nos seduzir basta nos lembrarmos das sábias e ungidas Palavras de José.

Como o diabo não desiste com facilidade, ele agiu mais uma vez por meio da esposa de Potifar. Como ela tinha sido rejeitada, com muita raiva, ela inventou uma grande mentira que acabou fazendo com que José fosse parar na prisão. Mais uma vez José estava num buraco, mais uma vez José tinha sido injustiçado, mais uma vez José teve os seus sonhos frustrados e ficou sem a sua liberdade.

O que Ele fez?

Resmungou?
Praguejou?
Foi infiel a Deus?
Agrediu?

Não! José esperou em Deus por que ele sabia que a justiça divina é melhor que qualquer tribunal humano. Como José andava com Deus...José andava com Deus? Quem falou isso?

Ele mesmo:

Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? – Genesis 39:9


Continuando... Como José andava com Deus ele sabia que se Deus estava permitindo aquela situação é por que Deus tinha algo maior para ele. Por isso ele esperou no Senhor. José esperou e confiou que Deus estava preparando para ele algo muito maior. Enquanto ele esperava confiantemente no Senhor, ele não deixou a peteca cair. Ele não desistiu, ele não resmungou, ele orou, ele trabalhou, ele foi prestativo, obediente, colaborador, solidário, companheiro, amigo e sempre fiel a Deus ele esperou e confiou em Deus  mesmo quando tudo parecia perdido....Ele jamais perdeu as esperanças

José tinha razão. Quando ele menos esperava Deus o recompensou de uma maneira fantástica. Deus restaurou a vida de José e o exaltou sobremaneira.

Quarta dica:

Não importa o que venha a acontecer na sua vida. Confie no Senhor. Tenha certeza absoluta que o Senhor Jesus Cristo está no controle de tudo. Apenas creia. Continue a trabalhar com dedicação, trate bem as pessoas, tenha fé e seja fiel ao seu Deus e principalmente: espere confiantemente no Senhor que Ele fará a obra completa na sua vida. Deus não é homem para mentir. Se Ele falou que vai fazer. Está feito!

Fique na Paz do Senhor Jesus Cristo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog