Como se libertar da mágoa, do rancor e do ressentimento - Mensagens Evangélicas da Palavra de Deus

Como me libertar da mágoa e do rancor
Como deixar de se rancoroso
Como superar a mágoa e o rancor
Como lidar com a mágoa, com o rancor e com o ressentimento

Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas.
Marcos 11:25

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. - Lucas 6:37

O Senhor Jesus Cristo nos ensinou que deveríamos perdoar sempre. No entanto, existem pessoas que ainda não estão tão evoluídas a ponto de terem um comportamento tão elevado assim. Infelizmente, eu sou obrigado a me incluir nessa enorme relação. 
São pessoas que, mesmo sem querer, lá no fundo do coração ainda guardam algum tipo de mágoa ou rancor.
Esses sentimentos de mágoa, rancor, ressentimento e ódio que as pessoas não conseguem lidar, são sentimentos e emoções extremamente ruins. Ainda que pequeninos, eles incomodam bastante e, volta e meia, são associados às tristes lembranças daquelas pessoas que um dia nos fizeram algum tipo de mal.

Outra coisa que o Senhor Jesus Cristo nos ensinou também é a orarmos pelos nossos inimigos.

Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; - Mateus 5:44

Bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Lucas 6:28

Eu sei que é complicado fazer tudo isso. Mas seguir o Senhor Jesus Cristo é assim mesmo. Não é nada fácil. Quando entramos em contato com essas impressionantes palavras do nosso Senhor elas causam em nós certa confusão porque a nossa natureza não pensa assim. A nossa natureza quer tão somente odiar. Ela quer ter raiva e rancor. A nossa carne é rancorosa e vingativa. Ela quer devolver na mesma medida a dor e o sofrimento que ela recebeu. Infelizmente essa é a nossa triste realidade. A nossa carne quer devolver o mal com o mal, pagar tudo na mesma moeda, no dente por dente e no olho por olho.

Entretanto, quando o Senhor Jesus Cristo nos disse para orarmos pelos nossos inimigos Ele está na verdade nos ensinando a orarmos por nós mesmos. Como assim? Agora não entendi nada.

Jesus nos disse:

Vós sois a luz do mundo. - Mateus 5:14

Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

É isso mesmo! A pessoa que é de Deus é com Jesus a luz do mundo. Se ela se deixa ser tomada pelas trevas da mágoa e do rancor a luz dela deixará de brilhar. Por isso Jesus nos disse que deveríamos amar e orar pelos nossos inimigos. Quando fazemos isso estamos enviando da nossa luz para aqueles que ainda vivem nas trevas. Quando nós estivermos emitindo a  nossa luz não tem como não ser também iluminado pela mesma luz

Se mesmo depois desses ensinamentos a gente não conseguir pelo menos fazer com que a mágoa e o rancor diminuam temos outras opções:

Podemos orar e pedir para que o Espírito Santo de Deus interceda por nós e que Ele nos ensine a orar para que possamos pedir a Deus pai, que no nome do Senhor Jesus Cristo Ele retire do nosso coração esses sentimentos ruins que só fazem muito mal a nós mesmos.

Observação importante!

Eu não sei se todos sabem, mas a mágoa e o rancor são venenos que a gente deseja para os outros, no entanto, somos nós mesmos quem tomamos.

E para aquelas pessoas que necessitam eliminar das suas vidas esses terríveis sentimentos existem duas orações que podem ser usadas:

A primeira é assim:

Pai, no nome do Senhor Jesus Cristo enviai para a minha vida o vosso Espírito Santo para que Ele ore em mim, para que Ele ore por mim e me liberte de todo tipo de mágoa, rancor, ressentimento ou ódio. Pai! desde já eu te agradeço pela minha libertação espiritual de todo tipo de sentimento de raiva ou de vingança. Amém e graças a Deus.

E a segunda é assim:

Pai, no nome do Senhor Jesus Cristo, obrigado por retirar da minha vida toda mágoa, todo rancor e todo ressentimento e me dar um coração que sabe perdoar da mesma forma que o senhor me perdoou. Amém e Graças a Deus.

O importante é fazermos o possível e o impossível para nos livrármos destes sentimentos tão ruins que só fazem destruir a nossa comunhão com o nosso Deus e minam de maneira drámatica  a nossa saúde física e espiritual.

Outra maneira de lidarmos com as mágoas, com o rancor, e com os ressentimentos é aprendermos a verdadeiramente nos abandonarmos completamente nas mãos do nosso acolhedor e bondoso Senhor Jesus Cristo.

Devemos Clamar! Devemos orar para o Senhor Jesus continuamente. Ele, certamente haverá de nos mandar a sua Graça e Consolação para que elas façam em nossas vidas uma obra redentora e restauradora.  Para os nossos espiritos isso será um refrigério e uma benção sem tamanho.

Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
Filipenses 4:6

lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
1 Pedro 5:7

Responde-me quando eu clamar, ó Deus da minha justiça! Na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
Salmos 4:1

Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua justiça! - Salmos 31:1

Justifica-me segundo a tua justiça, Senhor Deus meu, e não se regozijem eles sobre mim. - Salmos 35:24

Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder.
Salmos 54:1

Com prodígios nos respondes em justiça, ó Deus da nossa salvação, a esperança de todas as extremidades da terra, e do mais remoto mar;
Salmos 65:5

Vamos supor que num momento de fraqueza lhe venha na mente um forte sentimento de vingança.  Não faça nada. Fique bem quietinho onde você está. Apenas confie no Senhor. Confie na Justiça de Deus porque igual à justiça dEle  outra não há. Veja só:

Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar. - Deuteronômio 32:35

O justo se alegrará quando vir à vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio. - Salmos 58:10

Ó Senhor, Deus da vingança, ó Deus da vingança, resplandece!
Salmos 94:1

Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis o vosso Deus! com vingança virá, sim com a recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.
Isaías 35:4

Tu pois, ó Senhor dos exércitos, que provas o justo, e vês os pensamentos e o coração, permite que eu veja a tua vingança sobre eles; porque te confiei a minha causa. - Jeremias 20:12

Não importa qual seja o método que nós adotemos para lidar com a mágoa, com o rancor e com o ressentimento. O importante é que nós sempre tenhamos confiança em Deus Pai, no Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo de Deus. Com sinceridade de coração devemos sempre confiarmos e esperarmos somente na Força e no Poder do nosso Deus. O nosso Deus é um Deus Vivo e Tremendo em Poder, certamente, Ele eliminará das nossas vidas todas as mágoas, rancores e ressentimentos.

Quem espera por Ele, haverá de ver a sua vida se completamente restaurada e o Senhor ainda haverá de o honrar na frente dos seus inimigos.

Faço chegar a minha justiça; e ela não está longe,- Isaias 46:13

E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.
Salmos 37:6

mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. - Jeremias 9:24

E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. - Gênesis 15:6

Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; eu faço morrer e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar da minha mão. –

Deuteronômio 32:39

Ele não preserva a vida do ímpio, mas faz justiça aos aflitos. - Jó 36:6

Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça; conforme a pureza e minhas mãos me retribuiu. - 2 Samuel 22:21

Porque o Senhor é justo; ele ama a justiça; os retos, pois, verão o seu rosto.
Salmos 11:7

Bem-aventurados os que observam o direito, que praticam a justiça em todos os tempos. - Salmos 106:3

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. - Salmos 37:5

14 Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. - Salmo 27:14


Amém e Graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo. 

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog