Como me libertar dos ciúmes - Pregação da Palavra de Deus

Ciúmes, como trabalhar esse sentimento destrutivo
Como me libertar dos ciúmes
Ciúmes, como deixar de ter
Eu não consigo deixar de ser ciumento
Eu não consigo deixar de ser ciumenta


Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
2 Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.
3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4 Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5 Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?
6 Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.
7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.
8 Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.
9 Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza.
10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Tiago 4:1 a 10


Quando o assunto é ciúmes, a primeira coisa que devemos ter em mente é que, aqui na terra o ciúme, a cobiça e a inveja fazem parte de algumas das principais armas do diabo, o príncipe deste mundo. o adversário de Deus usa destas armas para semear nos corações dos filhos de Deus toda espécie de sentimentos ruins com um único objetivo:

Afastar-nos da Graça de Deus e nos destruir.

É isso mesmo! É só isso que o inimigo quer. A nossa destruição e a destruição da nossa família.

No entanto, algumas vezes podemos observar que a palavra de Deus fala em ciúmes da parte de Deus por nós, pois o ciúme é justamente o sentimento que quer ter para si o afeto que é direcionado ao outro.

O que a palavra está nos dizendo é que Deus nos ama tanto que Ele anseia, Ele suspira, Ele deseja do fundo do coração dEle ter ao lado dEle a nossa amável e preciosa presença. Isso sempre pensando em nos libertar das garras e das mãos do maligno.

Entretanto, para o demônio, o ciúme não tem esse mesmo significado. Ele se utiliza de outros sentimentos negativos como a cobiça (desejar aquilo que não lhe é de direito ou que a pessoa não merece ter), da inveja ( desejar não só o que pertence ao próximo , mas também desejar a destruição total do próximo para ficar com o que pertence ao próximo). Dentro desse grupo de sentimentos destruidores é que entra o tão sofrido ciúme.

O ciúme, esse sentimento negativo, ele é semeado pelo demônio, mas é a própria pessoa quem o rega, ele é originado por conta de uma baixa auto estima (baixa auto estima: sentimento negativo que é enviado pelo demônio para fazer com que a pessoa não se aceite e nem se goste do jeito que ela é. Do jeito que Deus a fez) por causa disso a pessoa que vive se desvalorizando, não se dando o valor, não reconhecendo em si o verdadeiro dom individual que Deus deu para cada um, acaba projetando  a felicidade dela numa outra pessoa.

Quando a pessoa que se desvaloriza encontra alguém que vai de encontro aos  desejos e sentimentos que ela acha que estão faltando na vida dela, ela vê ali a possibilidade de, externamente, se completar na outra pessoa. Tudo isso, na grande maioria das vezes é feito inconscientemente.

Depois que a pessoa que se desvaloriza estabelece uma relação com a outra pessoa ela passa a incorporar para ela aquilo que pertence ao outro e que é da admiração dela. Assim ela, em outras palavras, toma posse das qualidades e características que o outro tem e que lhe são agradáveis.

Tudo isso sem que a pessoa que se desvaloriza se dê conta. Quando essa pessoa se dá conta, ou sente que a felicidade dela é ameaçada por alguma coisa que a faça perder parte daquilo que lhe faz feliz (o que é uma mentira criada por ela mesma porque aquilo que ela pensa que a faz feliz, o que ela pensa ser dela, na verdade faz parte do outro) ela fica tremendamente nervosa e irritada, por causa disso, acaba perdendo completamente o controle de si mesma e de toda a situação. Não é assim que a gente se comporta quando alguém está tentando tirar o que é nosso?

Entretanto, a ira e a raiva da pessoa que sente o ciúmes não vai para aquele que está “tentando tirar o nosso bem” e sim para a pessoa para a qual a pessoa tem o afeto pois a pessoa julga que é ela seja a culpada. É ela quem está traindo e dando ao outro, sem o consentimento da pessoa que se desvaloriza,  aquilo que pertencia somente a ela. Enfim é uma confusão danada.

Acredito que já tenha dado para ter uma idéia de como e porquê o ciúme entra na vida de uma pessoa, mas o que temos que ter em mente é que a pessoa que está sofrendo com esse tipo de sentimento negativo tem que entender que esse sentimento não vem de Deus e que ele precisa deixar de existir na vida dela, e para que isso ocorra só há um jeito:

A pessoa tem que entregar a vida dela para o Senhor Jesus Cristo, o Deus do Verdadeiro Amor, porque aquilo que a pessoa pensa estar defendendo por Amor é tão somente um sentimento que expressa muito bem a presença e a origem de tal sentimento que, sem a menor dúvida, vem do  criador deste tipo de emoção: o Pai do orgulho, do egocentrismo, do egoísmo, da cobiça, da inveja, da mentira e da destruição. O inimigo das nossas almas, o demônio.

O Senhor Jesus Cristo veio ao mundo para destruir todas as obras do diabo. A pessoa só vai se libertar desse tipo e, de outros sentimentos negativos, quando ela, de todo o coração, se entregar nos braços do Senhor Jesus Cristo e confiar nele. Só o Amor e as virtudes do Senhor da Vida, da Paz e do Amor poderão fazer na vida da pessoa uma verdadeira transformação sentimental e emocional.

Amigo! Amiga! Não tenha medo. Entregue-se nas mão do Senhor Jesus Cristo que ele vai mudar a sua vida. Ele vai transformar todo esse sentimento ruim em bênção sobre benção. Acredite em Deus. Ele não falha jamais. Jesus veio para trazer aos homens e mulheres a verdadeira liberdade. A palavra diz que, se o Senhor Jesus vos libertar verdadeiramente sereis livres. Isso quer dizer que se a pessoa não procurar o Deus da Vida, o Deus da Liberdade,  ela estará fazendo a opção de continuar a ser escrava de tudo quanto é sentimento negativo e destrutivo. 

Só o Deus que é o próprio Amor poderá ensinar ao homem o que a verdadeiramente Amar de verdade.

Amém! Glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog